Na tarde desta quinta-feira, 22, o deputado federal, Marcelo Moraes (PL), visitou o acampamento dos produtores rurais, que estão mobilizados às margens da RSC-287, em Linha Bem Feita, em Venâncio Aires. Ele veio manifestar o seu apoio e de maneira direita, falou em encontrar uma solução para que os produtores consigam honrar com suas dívidas, contraídas em safras passadas e na atual. “Ninguém está pedindo o perdão das dívidas. Pelo contrário, o povo gaúcho quer honrar com suas contas, mas para isso, precisam de mais prazo”, resumiu o parlamentar.

Moraes falou para um grupo de aproximadamente 30 pessoas e explicou que a securitização pedida pelos produtores, dificilmente será a saída, já que o presidente Lula diz não ter dinheiro para isso. “Mas para o MST e outros fins sempre tem verba”, alfinetou o deputado.
Moraes disse que nesta quinta-feira à tarde está sendo votada a suspensão das dívidas dos produtores rurais que, se aprovada, poderá ser de um ou até dois anos. “Isso dará um folêgo aos produtores, mas mesmo que as chuvas caiam de maneira correta e os produtores tenham a melhor safra, não será suficiente para pagar as dívidas. Então, vamos buscar a redução dos juros e o alongamento do prazo das dívidas”, observou.

O grupo de produtores gostou da manifestação do deputado, clara e objetiva, e promete permanecer no acampamento até que surja uma solução para o pagamentos das dívidas. Os vereadores Diego Wolschick (PP) e Ezequiel Sthal (PL) acompanharam o deputado, que depois de falar com os produtores, seguiu para Santa Cruz. O presidente do PP, Maciel Marasca, também prestigiou a visita do deputado.