Há mais de 50 anos, a Associação São Judas Tadeu, mais conhecida como Cabana, é o ponto de encontro da comunidade do bairro Grão-Pará. Além de ser um espaço para compartilhar momentos entre os associados, praticar esportes e receber visitantes em dias de festa, o local também é uma referência de localização.
O atual presidente da associação é Marcos Jacobi, 39 anos, que tem o cargo até o fim de 2025. Desde a infância, ele mantém uma forte ligação com o espaço, pois o avô, Albino Jacobi, já falecido, foi um dos sócios-fundadores, e o pai, Reni Jacobi, é ex-presidente. “Nasci nesta localidade, toda a minha família reside aqui. Fiz parte da diretoria por muitos anos e decidi aceitar o desafio de liderar os trabalhos”, conta.

Conforme o presidente da associação, que também é técnico de externas e operador de áudio e gravação da Rádio Terra FM, o primeiro grande evento do ano acontece no segundo fim de semana de março, quando é realizado o tradicional baile de aniversário da Cabana. Neste ano, a festa ocorreu no dia 8 de março e, como de costume, a animação ficou por conta da banda Os Hermanos. Jacobi ressalta que também é tradição o sorteio de um costelão entre os participantes da festa.
O espaço também sedia as assembleias anuais da rede hídrica local e, além disso, muitas vezes é cedido para a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu para realizar eventos. Há também um encontro entre os 65 sócios da associação para a prestação de contas todos os meses.
Outra atividade importante realizada no espaço é o galeto da Cabana, feito uma vez por mês com o objetivo de arrecadar fundos para melhorias na estrutura do local. “É um compromisso manter o espaço. Precisamos realizar o galeto para viabilizar reformas que são necessárias todos os anos”, afirma Jacobi.
Entre os demais eventos promovidos ao longo do ano, destaca-se a quermesse da Comunidade Católica São Judas Tadeu, celebrada no último domingo de outubro. A organização da festa é feita em parceria com a comunidade, presidida por Márcio Klock. “Nas festas da comunidade, os associados da Cabana ajudam na realização. Acredito que 70% dos nossos sócios também sejam membros da comunidade”, comenta Jacobi.

Anexo à Cabana, há um ginásio, também sob a responsabilidade da associação. Há dois anos, um novo projeto esportivo foi implementado no local: a escolinha de futsal Cabanas Esporte Clube Grão-Pará, voltada para crianças de 7 a 15 anos. A iniciativa é liderada por Jairo Luis Simon, Marcos Schuster e Mauro Figueroa.
Galeto mensal
Haverá mais uma edição do Galeto na Cabana no dia 5 de abril. Os participantes podem optar por almoçar no local ou levar a refeição para casa. O valor do cartão é de R$ 20 e inclui galeto, arroz, massa com molho, maionese e salada verde. As reservas podem ser feitas com integrantes da diretoria ou com Euclides, pelo telefone (51) 99617-4515.