A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto divulgou, nesta semana, a programação da Semana da Pátria deste ano. As ações foram definidas durante reunião entre integrantes da pasta e das direções das escolas do município. O tema municipal do evento neste ano é ‘Raízes da nossa história’ e busca fazer uma relação com os temas nacional e estadual.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Simone Silberschlag, a intenção é promover um resgate a respeito do que aconteceu na história que deixou um significado para os dias atuais. “Cada escola vai trabalhar um pouco sobre a história da sua existência e como isso contribuiu para a história do município”, explica.
A programação da Semana da Pátria inicia no dia 2 de setembro, um sábado, quando a partir das 9h será realizado o Desfile Cívico no Centro. Nessa data, também ocorre a chegada do Fogo Simbólico ao município. “A ideia é que a gente leve para o desfile o contexto do que temos hoje e de onde isso veio, como uma linha do tempo, fazendo a relação entre as nossas raízes e como contribuímos com a história do município”, destaca Simone.
Horas cívicas
Para os dias 4, 5 e 6 de setembro estão agendadas horas cívicas nas instituições de ensino. No dia 3, de setembro, um domingo, o Fogo Simbólico ficará na sede da Brigada Militar. Depois, no dia 4, os policiais militares o levarão até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, onde ocorrerá a hora cívica às 9h.
No dia 5, os estudantes da Escola Santo Antônio de Pádua serão os responsáveis por levar o Fogo Simbólico até o Colégio Estadual Poncho Verde, para que o educandário realize a hora cívica às 9h. Nesse mesmo dia, o fogo será levado para a Câmara de Vereadores, em razão da sessão ordinária do Legislativo.
Na manhã da quarta-feira, 6 de setembro, a Emef Ireno Bohn vai buscar o Fogo Simbólico na Câmara e deixará uma centelha na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga. Durante a tarde, a partir das 14h, alunos e professores das duas instituições de ensino se reúnem na quadra esportiva da Escola Ireno Bohn para realizar uma hora cívica em conjunto. No dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o Fogo Simbólico será extinto na Prefeitura.