Desfile Cívico desta manhã foi o ponto alto da Semana da Pátria de Venâncio

-

A comemoração do bicentenário da Independência do Brasil foi em grande estilo. Depois de dois anos, Venâncio Aires voltou a realizar o tradicional Desfile Cívico no centro da cidade. O tempo bom e a Rua Osvaldo Aranha cheia coroaram as comemorações do 7 de setembro no município. Na manhã desta quarta-feira, 7, 13 escolas, 15 clubes de serviço, três entidades esportivas e autoridades participaram do Desfile Cívico.

Neste ano, a Semana da Pátria tem dois temas principais, o municipal ‘Educação e Independência: uma conexão necessária’ e o nacional ‘Bicentenário da Independência’. Além disso, quatro escolas tiveram participação especial no desfile, trazendo música e ritmo com suas bandas marciais. Foram elas: as escolas municipais Odila Rosa Scherer e Cívico-Militar Cidade Nova, a Escola Estadual de Ensino Médio Mariante e o Colégio Gaspar Silveira Martins.

Após o desfile cívico, o Fogo Simbólico foi extinto em um ato oficial com a presença de autoridades no palanque oficial. A ação marcou o encerramento oficial da Semana da Pátria.

Público compareceu em grande número para acompanhar a retomada do Desfile Cívico. (Foto: Luana Schweikart)

Tradição

Uma das estudantes que participou do desfile foi Ketlin dos Santos, 14 anos. Ela é aluna do 8º ano da Emef Otto Gustavo Daniel Brands, e representou a escola no Desfile Cívico com sua habilidade esportiva. A estudante pratica corrida há três anos e desceu a Osvaldo Aranha com seus troféus e medalhas. Segundo ela, o desfile, além de toda representatividade, é uma vitrine pra mostrar o que os estudantes fazem nas escolas. “As pessoas acham, por exemplo, que para a corrida não precisa ter talento. Mas é preciso praticar e com o tempo se consegue chegar onde quer. É uma oportunidade do público conferir isso.”

Ketlin desfilou com seus troféus e medalhas de corridas que participou. (Foto: Luana Schweikart)

Na calçada, quem acompanhou o desfile do início ao fim foi a bancária aposentada Rosemeri Schneider Soares, 54 anos. Para ela, este momento cívico não deve ser pedido nunca. “Nosso país é tão bom, têm tantas outras pessoas fugindo de guerras, da fome e das maldades e aqui, somos privilegiados”, defende. Para Rosemeri, o Dia da Independência é também para comemorar tudo isso e lembrar que estamos em um momento importante, de definição do futuro com a proximidade das eleições, agendadas para outubro.

Rosemeri acompanha todos os desfiles. (Foto: Luana Schweikart)

Confira alguns registros do Desfile Cívico:

(Créditos: Luana Schweikart)
(Créditos: Alvaro Pegoraro)


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido