Desfile de rua do Carnaval contará com três escolas, em Venâncio Aires

-

O clima da maior festa do planeta, o Carnaval, já toma conta de Venâncio Aires. Neste sábado, 6, ocorre a escolha da nova corte do Carnaval Municipal, e 11 candidatas concorrem às coroas de rainha e princesas. Elas representam as três escolas de samba que participarão dos desfiles pela Rua Grande nos dias 10 e 12 de fevereiro: Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese.

Segundo o presidente da Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva), o Rei Momo de Venâncio Aires, Valdir Ferreira, os preparativos para o Carnaval estão sendo desenvolvidos desde dezembro e, agora, as escolas finalizam as estruturas e apresentam os sambas-enredo. “Neste ano, serão três escolas, pois duas pediram afastamento por um ano para organizar diretorias e assuntos semelhantes, alguns até pelo cansaço, então pediram esse descanso para poderem se dedicar às famílias também”, afirma.

De acordo com ele, o sorteio da ordem dos desfiles já foi realizado. No dia 10, passam pela Rua Grande, na ordem, Fiel Tribo Guarani, Acadêmicos do Samba Négo e Unidos da Vila Freese. No dia 12, segunda noite, a ordem aponta Unidos da Vila Freese, Fiel Tribo Guarani e Acadêmicos do Samba Négo. Mesmo com apenas três escolas, Ferreira acredita na superação e aposta em um Carnaval bonito para o público. “As escolas vão fazer o seu melhor para apresentar um bom Carnaval para todos”, destaca.

“Venâncio Aires é uma das poucas cidades em que o Carnaval ainda se mantém. Seguimos lutando para levar isso ao público, mesmo no pós-pandemia. Levaremos um belo Carnaval para todos.”
VALDIR FERREIRA
Presidente da Lisva e Rei Momo

Preparação

A escola mais tradicional de Venâncio Aires, a Acadêmicos do Samba Négo, trabalha no tema-enredo desde março do ano passado. O lançamento do samba-enredo foi realizado na sede da escola, no dia 8 de dezembro, e será ‘Berço da vida ancestral: lugar de onde tudo parte e onde tudo volta’. Segundo a carnavalesca Luciana Beatriz Silva da Silva, o objetivo é levar muito brilho e samba para a Rua Grande.

Ela afirma que ainda não anunciará todas as novidades, mas promete grandes surpresas para o público. “Vamos deixar os mistérios para as noites do Carnaval, mas estamos trabalhando para levar algo melhor do que já foi o último ano”, completa. Os ensaios da escola começam na próxima sexta-feira, dia 12, a partir das 20h, com o comando do compositor do samba-enredo e puxador Daniel Rosa.
A Fiel Tribo Guarani começará os ensaios na terça-feira, dia 9 e deve lançar, também na próxima semana, tema e samba-enredo. A novidade para este ano é a parceria com a Escola Bambas da Orgia, de Porto Alegre, que tem mais de 100 integrantes. Para o desfile, o mestre de bateria será Éder de Queiroz e a carnavalesca Chauana Vedoy.

A Unidos da Vila Freese terá como tema-enredo ‘Os três reis reunidos e unidos da Freese’ e o samba-enredo será apresentado na próxima sexta-feira, dia 12. Segundo o presidente Guiomar da Rosa, o Guita, será um momento de homenagear uma tradição do município e também o nascimento de Jesus Cristo. “A apresentação contará com presépio e referências a esta grande tradição”, destaca. A escola já realiza ensaios, nas terças e quintas-feiras.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido