Dez nascentes já foram recuperadas em Venâncio Aires neste ano

-

Os trabalhos do Comitê das Nascentes de Venâncio Aires seguem de ‘vento em popa’ e, neste mês de agosto, o número de fontes recuperadas desde o início dos trabalhos, em 2018, chegou a 44. Com mais uma em execução, que deve ser finalizada nos próximos dias, serão 45 nascentes de arroios em Venâncio Aires. Em 2023, já foram 10 fontes finalizadas e a projeção é de que sejam feitas pelo menos mais cinco.

De acordo com o chefe local da Emater-Ascar/RS e um dos coordenadores deste trabalho, Vicente Fin, a fonte de número 42 está localizada na propriedade de Régis Erlani Posselt, de 42 anos, que reside em Linha Santos Filho. No local, o trabalho foi financiado pela empresa CTA – Continental Tobaccos Alliance. A família comemora o trabalho concluído e o bom resultado. “Com a recuperação da nascente, a Prefeitura não precisa mais trazer água para nós, foi algo que ajudou muito a gente e nossos animais”, afirma Laisa Roberta Penck, 25 anos, esposa de Régis.

O casal agricultor tem o filho Arthur Henrique, de 4 anos, que agora bebe água de qualidade. Laisa comenta que a partir da execução do trabalho, a família também tem água suficiente para tomar banho e lavar as roupas.

A fonte recuperada na sequência, de número 43, foi a de Amandio da Silva, em Linha Cachoeira, financiada por recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação de Venâncio Aires. A última obra concluída foi em Linha Arroio Grande, na propriedade de Júnior Luis Ruppenthal, financiada pela CTA. Ainda neste mês, mais uma nascente na mesma propriedade deve ser recuperada.

  • Quase 250 famílias beneficiadas – De acordo com o chefe da Emater/RS-Ascar, Vicente Fin, com as 45 nascentes recuperadas, chega-se ao número de 247 famílias atendidas, com 437 usuários no total. Além disso, as nascentes junto à gruta da Santinha, em Vila Deodoro, e a que fica em frente ao Campo do Palmeiras, na ERS-422, atendem juntas um grande número de pessoas, já que estão em locais públicos.

Sequência dos trabalhos

A nascente de número 45 está sendo iniciada na localidade de Linha Sapé, nas terras de Paulo Silberschlager, com recursos de emenda impositiva da vereadora Sandra Wagner (PSB). Neste mês de agosto ainda devem ser iniciadas mais duas ou três nascentes, financiadas pela CTA e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

Vicente Fin ressalta que nove nascentes já estão na fila para serem recuperadas e já estão com os recursos para o trabalho garantidos, algumas financiadas pela empresa CTA e outras com recursos remanescentes da emenda indicada pela vereadora Sandra Wagner. Outras 110 fontes já estão cadastradas mas ainda dependem de recursos.

  • 382 – é o número de nascentes de arroios já identificadas em Venâncio. A maioria delas, 375, são da bacia do arroio Castelhano.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido