Um Dia D municipal está sendo organizado para o próximo sábado, 15, em Venâncio Aires. Das 8h às 16h, cinco postos da Capital do Chimarrão estarão abertos para atender a população e oferecer a proteção conta diversas doenças. Além da vacina contra a gripe, cuja campanha começou na última segunda-feira, 10, os locais oferecerão ainda os demais imunizantes que fazem parte do calendário vacinal.
Neste dia, a população poderá receber vacinas na UBS Central, EAP Santa Tecla, ESF Macedo, ESF Caic (que está funcionando no posto do bairro Battisti) e EAP Gressler. Segundo a enfermeira coordenadora do Setor de Imunizações, Janete Fernandes de Souza, a expectativa é que a procura pelas vacinas continue por esta semana e se intensifique ainda mais no Dia D. A vacina contra a Covid pode agora ser aplicada no mesmo dia que qualquer outra, não sendo necessário mais fazer o intervalo.
“Vamos fazer todas”
O casal Eloni e Arnelindo Corbellini, 67 e 71 anos respectivamente, se garantiu na proteção contra a influenza (gripe). Na manhã de terça-feira, 11, os aposentados foram à UBS Central e receberam a dose do imunizante. Eles sempre fazem as vacinas e garantem que, enquanto houver orientação neste sentido e doses disponíveis, farão todas.
Os moradores do Grão-Pará destacam que faz muito tempo que não ficam doentes, inclusive, não foram contaminados pela Covid-19. “Não damos sorte ao azar, nos cuidamos”, afirma Arnelindo. Eloni ressalta a importância da vacina e confirma que toda família é incentivada a fazer. “Não dói nada, é rápido e a prevenção é o caminho da saúde.”
Janete diz que, até o momento, o movimento e a procura pela vacina conta gripe é bom, mas em maior intensidade somente na UBS Central. “Na segunda, as filas se formaram cedo e hoje [terça] já começou um pouco mais tarde, com mais pessoas, mas em todo o dia temos procura.” Ela comenta que nos momentos de horários estendidos, que seguem até amanhã, o movimento também é tranquilo. O público que mais está comparecendo, segundo ela, são os idosos. Até a manhã de ontem já tinham sido aplicadas em torno de 900 doses em Venâncio Aires.
Quem pode receber a vacina contra a gripe
• Nos grupos prioritários, que terão os dados contabilizados na meta para atingir 90% do público, fazem parte as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. O restante dos públicos incluídos como prioritários também recebe as doses, mas de forma administrada.
• Neste grupo estão os demais trabalhadores da educação; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; e trabalhadores portuários.
Horários estendidos até amanhã
• UBS Gressler – Hoje, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Depois reabre das 17h às 19h30min. Amanhã, das 9h às 11h e das 13h30min às 15h, reabrindo também às 17h e indo até as 19h30min.
• UBS Central – Das 7h30min às 11h e das 13h às 19h.