Dia D teve aplicação de 767 doses contra a pólio; campanha ainda continua

-

No sábado, 20, os postos de saúde de venâncio Aires estiveram movimentados durante todo o dia, para vacinar crianças e adolescentes. O Dia D foi organizado para que pais e responsáveis pudessem atualizar as carteiras de vacinação dos filhos e, também, os menores de 5 anos recebessem doses contra a poliomielite, como foi o caso do pequeno Mathias Theis Maldaner, de 3 anos e 9 meses, que recebeu uma das doses de reforço contra a doença.

Os pais de Mathias, Cíntia Helena Theis, 35 anos, e Marciano Maldaner, 38 anos, destacam que sempre procuram deixar a carteira do filho atualizada e que já tinham se programado para participar do Dia D. “Desde bebê, temos este cuidado, pois são as vacinas que protegem ele contra as doenças”, comentou a mãe, que é professora.

De acordo com a enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza, ao todo foram 767 doses aplicadas das vacinas contra a pólio – a maioria, 754, foi oral. Já da campanha de multivacinação, 506 doses foram feitas. A movimentação geral do Dia D foi tranquila e com boa participação, segundo Janete, já que os postos do interior, Centro e bairros tiveram atendimento.

  • 1.273 foi o número de doses aplicadas durante todo o Dia D, sendo 754 contra a pólio na forma oral, 13 contra a pólio de forma injetável e 506 doses de atualizações de outras vacinas. A estimativa é imunizar 3.861 crianças contra a pólio, e até o momento, cerca de mil foram aplicadas.
  • A vacina contra a pólio deve ser feita de forma injetável aos dois, quatro e seis meses e conta ainda com dois reforços em gotas, aos 15 meses e aos 4 anos. Para fazer qualquer vacina, o cartão do SUS e a carteira de vacinação devem ser apresentados.

Campanhas seguem até 9 de setembro

• A multivacinação para atualização das carteiras de vacina e a campanha contra a pólio ainda continuam. Durante a semana, todos os postos com salas de vacinação atendem o público. Veja onde é possível e os horários para vacinação.

UBS Central
• Segunda, quarta e sexta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 19h.
• Terças e quintas-feiras: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.

UBSs Gressler, Santa Tecla e Cruzeiro
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 1h e das 13h30min às 15h.

ESF 1 Caic, ESF 2 Coronel Brito, ESF Santa Tecla e ESF 5 Tabalar
• De segunda a quinta-feira: das 9h às 11h e das 13h30min às 16h.
• Sexta-feira: das 9h às 11h.

ESF 3 Macedo
• Neste posto, vacinações só estão acontecendo nas terças e quintas, das 17h às 19h. Isso porque no momento não há vacinadores na unidade, por isso, foi definido fazer horários estendidos em poucos dias para amenizar a falta do serviço e permitir que vacinadores se desloquem até a unidade nestes horários.

ESF 6 Gressler
• Quinta-feira: das 13h30min às 16h

Unidades de saúde do interior
• Por agendamento na ESF 7 Mariante, UBS Palanque, UBS Santa Emília, UBS Teresinha, UBS Deodoro, UBS Centro Linha Brasil, UBS Tangerinas e UBS Vila Arlindo.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido