Conteúdo Publicitário
No ano de 2016, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) instituiu o dia 15.12 como o Dia da Mulher Advogada em homenagem a Myrthes Gomes de Campo, primeira advogada brasileira que obteve registro no ano de 1906.
Hoje é o dia daquelas que venceram preconceitos e, se mantiveram, como eu, firmes e fortes, na luta pelos direitos dos nossos representados.
São muitos os desafios que enfrentamos diariamente, além disso, inegavelmente vivenciamos situações preconceituosas de toda a ordem. Nesses 16 anos de profissão posso contar algumas.
Um dos meus primeiros clientes duvidava de tudo, inclusive da minha honestidade, solicitava redução do valor dos honorários a cada trabalho realizado.
Quando advoguei para um grupo de empresas de alimentos entre os anos de 2010 a 2015, sofri pressão de todos os lados, não aceitavam uma mulher jovem naquela posição. Naquela ocasião, descobri que recebia remuneração inferior aos demais advogados, de outras unidades, que tinham idêntico cargo que o meu.
Já vivenciei e vi colegas passando por situações de constrangimento no próprio Judiciário, pela nossa condição de mulher e de não deixar intimidar, por meio de ameaças sobre o resultado negativo do processo, por exemplo, caso não fosse aceito aquilo que estava sendo imposto.
O trabalho da mulher advogada requer muita dedicação, estudo, confiança e autoestima, somos colocadas a prova há todo tempo, inclusive no que diz respeito ao valor de nossos honorários.
A advocacia, por si só, exige preparo, disciplina e determinação para enfrentar o dia-a-dia, e nós mulheres ainda somos desafiadas em nossa condição por aqueles que ainda nos enxergam com indiferença, mas o nosso trabalho, indiscutivelmente é mais criterioso, detalhista e cauteloso, conseguimos ter uma visão do todo, isso se deve ao fato de sermos capazes de ser mãe e ter várias atribuições ao mesmo tempo.
No nosso escritório, exercemos um trabalho artesanal, trabalhamos com aquilo que conseguimos cumprir, nos dedicamos e estudamos caso a caso, não trabalhamos na advocacia que aceita qualquer coisa a qualquer preço.
Para as mulheres que estão ingressando na advocacia posso aconselhar que se mantenham firmes sempre, confiantes na tese e no valor do seu trabalho. Neste dia em nossa homenagem, parabenizo minha sócia, Dra. Veronica da Motta Cerutti, e todas as colegas advogadas.
Mirceria Stein Advocacia