Nesta quarta-feira, 29, ocorre mais uma edição do tradicional Dia do Desafio (DDD) em Venâncio Aires, promovido e organizado pela equipe do Serviço Social do Comércio (Sesc). Neste ano, sem competições e contagem de participantes, a ação é totalmente solidária e reúne doações aos atingidos pelas enchentes em todo o Estado, principalmente em Venâncio Aires e região.
A atividade teve abertura oficial pela manhã, na Travessa São Sebastião Mártir, com alongamento e caminhada solidária que contou com cerca de 700 pessoas, a maioria estudantes de educandários como a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem e Colégio Gaspar Silveira Martins. Além dos educandários, a atividade contou também com a participação dos alunos do Criar Sesc e do grupo da Maturidade Ativa. Cada participante foi convidado a levar um litro de leite para as doações. No restante do dia as programações seguem com atividades na academia do Sesc.
A diretora do Sesc de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, reforça a importância da proposta deste ano, que propôs não somente fazer o bem a si mesmo com a prática de exercícios, mas também com a contribuição de doações ao próximo. O prefeito Jarbas da Rosa e secretários municipais também estiveram na abertura da atividade. Jarbas enfatizou que as crianças presentes são o futuro do município, estado e país, e que é preciso se questionar sobre os extremos climáticos vividos neste mês para ter um futuro cada vez melhor. “Os impactos foram diretos ou indiretos, mas atingiram a todos, e a sociedade fez a diferença quando reunida em apoio às pessoas que precisam”, afirma.
Entre as turmas que participaram da caminhada solidária pela manhã estiveram as turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Odila, que frequentam o turno oposto com a professora Virgínia Aurora Schuck, conhecida como prof. Vicky. Ela explica que em aula, os estudantes trabalharam sobre o Dia do Desafio e o motivo deste ano ser em um formato diferente. Além de fazerem exercícios também trouxeram, cada um, um litro de leite como doação.