No último domingo, 26, a Associação Cultural Die Schwalben realizou evento de divulgação dos novos trajes de dança da categoria casais e oficial. O projeto, nomeado como ‘Um resgate cultural – danças e trajes’ foi apresentado no ginásio da comunidade São Lucas, no bairro Aviação. A produção foi da Brentano Projetos e Eventos Culturais, com financiamento Pró Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
O presidente da Associação Cultural Die Schwalben, Leomar Jorne Felten, ressalta que o momento foi super especial. “Todos os integrantes do grupo estavam radiantes, felizes, emocionados com o lançamento dos novos trajes. Foi um momento ímpar em estarmos realizando mais um sonho do grupo, um evento muito aguardado.”
Ele destaca que a jornada do grupo é marcada pela tradição, paixão pela dança e um legado cultural que ecoa por gerações; com a cultura alemã, que ajudou a moldar a identidade da região e do país. “O Die Schwalben é muito mais que um grupo de dançarinos, é uma família que através da dança faz uma viagem no tempo, nos conectando aos nossos antepassados e tradições”, afirma.
Trajes
Categoria oficial
O traje foi inspirado na região de Bayern, no Sul da Alemanha, cidade de Rückholz. No feminino a disposição das correntes e metais no peito demonstram o poder aquisitivo do casal.
Categoria casais
O traje foi inspirado na região de Eggerland, Boêmia, cidade de Ingolstadt. No traje feminino não há uma regra de bordado pois cada mulher que confecciona seu próprio traje faz os bordados, mas o corte do vestido sempre é igual.
Saiba mais
• O Die Schwalben é um grupo reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura de Venâncio Aires. Em 2024, o grupo comemora os seus 40 anos e os 200 anos de imigração alemã no Brasil, quando novamente prometem renovar o figurino e as apresentações.
• Atualmente, a Associação Cultural Die Schwalben, fundada em Linha 17 de Junho, é formada por 14 integrantes na categoria infantil, 10 casais na categoria casais e 12 na categoria oficial.
• Além da apresentação do último domingo, o grupo se apresenta no dia 29 de novembro em Poço das Antas, no dia 30 de novembro em Teutônia e, no dia 3 de dezembro, em Estrela.