A agricultura tem um papel importante na economia de Venâncio Aires, município em que 40% da população reside na área rural. Além da relevância econômica e social do tabaco, que representa 49% da produção primária, outras culturas vêm ganhando espaço nas propriedades do município, como aves, suínos, soja, milho, bovinos e produção leiteira. Este cenário contribui para uma produção agrícola cada vez mais diversificada.
Hoje à noite, dentro do ciclo de debates Gente & Negócios, promovido mensalmente pela Folha do Mate em parceria com a Rádio Terra FM, será promovido o painel ‘Diversificação na agricultura: os rumos e desafios das propriedades rurais’. O tema deste mês também busca marcar a passagem pelo Dia do Colono, comemorado na segunda-feira, 25.
A transmissão inicia às 19h e poderá ser acompanhada ao vivo pela Terra FM (105.1 FM) e também em vídeo, nas páginas da Folha e Terra, no Facebook.
Políticas e programas de incentivo à diversificação, sucessão rural, tecnologia no campo, gestão das propriedades e qualificação estão entre os temas que serão discutidos durante as duas horas de transmissão. Quatro profissionais foram convidados para debater o tema: o vice-presidente da Cooperativa Languiru, César Gustavo Wilsmann; a agricultora e vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes; o engenheiro agrônomo e chefe do escritório local da Emater, Vicente Fin; e a produtora rural e recém-anunciada como coordenadora do curso Técnico em Agropecuária da Unisc, Marina Frey.
CICLO
O ciclo de painéis do projeto Gente & Negócios terá sequência até o mês de outubro, culminando com o lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2022, no mês de novembro. No mês que vem, o tema será ‘ Desafios do mercado de trabalho: mão de obra e qualificação para preencher as vagas’.
Os painelistas
• César Wilsmann – É vice-presidente da Cooperativa Languiru. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria e também técnico em Agropecuária formado pelo Colégio Teutônia. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua como produtor de leitões Associado da Cooperativa Languiru e como médico veterinário responsável técnico de granjas avícolas produtoras de ovos comerciais no RS.
• Mônica Moraes – produtora rural, é graduada e pós-graduada em gestão do Agronegócio. É vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), diretora do Sindicato Rural e presidente do Comitê de Ação e Cidadania Contra Fome e da Miséria de Venâncio Aires e da Casa de Acolhimento. Preside o Conselho de Alimentação Escolar e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar de Venâncio Aires. Também tem participação em diferentes conselhos municipais e regionais.
• Vicente João Fin – Engenheiro agrônomo, tem pós-graduação em Gestão do Agronegócio pela Unisinos. É extensionista rural e chefe do Escritório Municipal da Emater de Venâncio Aires. De 1994 a 2000, atuou em extensão rural no setor privado no Sudoeste do Paraná, com foco em grandes culturas. De 2000 a 2003, atuou na Emater/RS-Ascar de Fontoura Xavier e, desde 2003, integra a Emater de Venâncio.
• Marina Henckes Frey – É produtora rural e faz a gestão da propriedade da família, em Linha Cecília, que é voltada à produção leiteira. Bacharel em Ciências Biológicas, tem especialização em Tecnologia de Alimentos. É coordenadora do curso técnico em Agropecuária da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que terá início no mês de agosto deste ano, no campus de Venâncio Aires.