Doenças bucais: saiba como prevenir e combater algumas delas

-

Em algum momento da vida, grande parte da população já teve de fazer uma visita ao dentista, seja para uma consulta de revisão, para uma limpeza, ou até mesmo por algum desconforto ou problema que vem acontecendo com os dentes. De acordo com o dentista clínico geral, Volnei Ruaro, um dos problemas bucais mais comuns é a cárie.

Ele explica que esse problema é causado por colônias de bactérias específicas que produzem ácidos que corroem o esmalte do dente e, em casos mais avançados, a camada abaixo dele, conhecida como dentina. Como causa, o profissional cita a má higiene bucal e ingestão de açúcar em excesso. O tratamento é realizado por meio da restauração. Nos casos mais avançados, é necessário o tratamento de canal.

Ele ressalta que a prevenção se dá por meio da higienização bucal adequada, escovação e uso de fio dental – uso recomendado pelo menos três vezes ao dia-, e consulta regular com dentista.

Além da cárie, outro problema é a sensibilidade dentária. Ruaro destaca que o mal é causado, geralmente, por bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Ele explica que, com o passar do tempo, o esmalte do dente pode desgastar-se e reduzir a proteção do canal, bem como a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente, por conta da idade, da escovação inadequada e gengivite. Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina, também podem causar sensibilidade. “Como prevenção, usar uma escova de cerdas extra macia, além de escovar corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival. Restaurar as áreas que perderam o esmalte e consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes também são formas de prevenir o problema”, reforça o profissional.

Outros problemas

Abcesso dentário

É uma infecção bacteriana que causa acúmulo de pus no interior do dente, que pode provocar dor. Pode ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (parte mole no interior do dente) e cause a infecção.

Tratamento: uso de medicamentos (antibiótico), tratamento de canal, e, em últimos casos, é feita a extração do dente. “Apenas quando o dente não pode ser salvo”, acrescenta Volnei Ruaro.

Doenças gengivais

Inflamação gengival (gengivite) desenvolvida pela placa bacteriana que se forma nos dentes na linha da gengiva.
Prevenção: escovar bem os dentes – três vezes ao dia, passar fio dental todos os dias antes de dormir e usar um enxaguante bucal antimicrobiano.

Placa bacteriana

Endurecimento e formação mineral rígida que se conhece como tártaro. O dentista pondera que essa formação só pode ser removida com uma limpeza realizada por um profissional da área. Como prevenção, enfatiza o cuidado regular da higiene bucal em casa e consulta com dentista regularmente.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido