Mato Leitão passou a contar novamente com cinco conselheiros tutelares. Após eleição suplementar realizada em novembro, dois membros assumiram oficialmente as funções no dia 1º deste mês. Isabel Inês Kist e Arno Ferreira da Costa foram eleitos no processo coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
A votação contou com a participação de 246 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. Os novos conselheiros passam a integrar a equipe, que já tem como integrantes Evandra Picoli, Lizane Lorenzen e Adriana Marieli da Silva. O mandato deste grupo segue até o dia 10 de janeiro de 2024.
A posse ocorreu durante reunião com o prefeito Carlos Alberto Bohn e o secretário de Assistência Social, Habitação e Cidadania, Elton Uhlmann. Participaram também do ato o presidente do Comdica, Gilmar Salbego de Silveira, e o membro da entidade Evandro Lenhart. “A missão do conselheiro tutelar é nobre, mas muito difícil: atuar em benefício das crianças e adolescentes em situação de risco”, destacou o chefe do Executivo.
Na Cidade das Orquídeas, o trabalho do Conselho Tutelar é desenvolvido em parceria com as equipes das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Educação, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e das escolas.