‘Domingo Cultural’: evento oferecerá atrações na antiga sede da Prefeitura de Mato Leitão

-

Este domingo, 25, promete ser bem diferente em Mato Leitão. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto vai desenvolver diversas atividades na antiga sede da Prefeitura, localizada ao lado da Igreja Matriz Santa Inês, no Centro. O evento, com início às 15h30min, foi denominado de ‘Domingo Cultural’ e tem como objetivo valorizar a história do município e os artistas locais.

O prédio, em estilo enxaimel, típico da colonização alemã, pertence a Mitra Diocesana e está alugado para a Prefeitura até o fim deste ano. Com a mudança de endereço da sede do Executivo no fim de junho para o Centro Administrativo Municipal, a estrutura passou por remodelações para sediar atividades relacionadas ao setor cultural.

A primeira-dama e secretária de Educação, Vera Beatriz Lermen Bohn, explica que o ‘Domingo Cultural’ oferecerá inúmeras atrações para a comunidade e aos visitantes. “A ideia é aproveitar a antiga sede da Prefeitura, cujo contrato de aluguel vai até dezembro deste ano. São inúmeras ações programadas para o próximo domingo”, relata. A diretora Cultural, Daniela Stöhr, também auxilia na montagem da programação.

Programação

A quadra da rua Leopoldo Hinterholz, entre a Praça da Matriz Santa Inês e o Colégio Estadual Poncho Verde, será fechada para a circulação de veículos para garantir segurança às pessoas que participarem do evento. Apresentações de talentos locais, grupos de danças, presença de soberanas, exposição de artesanato e uma homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã são algumas das atrações previstas.

Vera ainda destaca que um mural, na entrada do prédio, está reservado para uma exposição de fotos antigas das famílias que participaram da colonização de Mato Leitão. “Aproveito para convidar as pessoas a participarem deste espaço. Tragam a foto da família de vocês, amigos ou vizinhos para enriquecer o mural”, comenta.

Fonte: AI Prefeitura

Resgate da história e incentivo à cultura

Por Taís Fortes

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Vera Beatriz Lermen Bohn, destaca os aspectos culturais da Cidade das Orquídeas e a importância da estruturação da Casa de Cultura na antiga sede da Prefeitura. “Quando fui secretária de Educação em 1992 desenvolvemos um projeto chamado ‘Acordes de Vida’. Com a colaboração de toda a população, realizamos aulas de música, dança e teatro e essas atividades, somadas a toda bagagem e diversidade cultural de festas, corais, danças, ternos de reis e cultivo de orquídeas, são o nosso patrimônio imaterial”, explica.

Ela ainda observa, que a partir do desejo da comunidade, manifestado durante a Conferência Municipal de Cultura, a intenção do Município é organizar o patrimônio material da história de Mato Leitão. “Lembro também que nos anos 90 nós organizamos uma gincana cultural e uma das tarefas, já com a preocupação de resgatar, era apresentar peças antigas. Pois bem, é hora de organizar nossos bens materiais e a nossa Casa de Cultura”, ressalta.

Nesse sentido, ela menciona que a partir de domingo toda a população é convidada a conhecer o espaço que vai abrigar esse resgate cultural e histórico, junto à antiga sede da Prefeitura. “Com o apoio da Prefeitura, das secretarias, da dedicação da equipe da Educação, Cultura e Desporto, da colaboração do Conselho Municipal de Cultura e de toda a população abriremos as portas da nossa Casa de Cultura de Mato Leitão, situada na antiga Casa das Freiras, antigo posto de saúde e, agora, a antiga sede da Prefeitura de Mato Leitão”, salienta, ao convidar a comunidade a participar desse processo de resgate cultural e histórico.

Ela ainda informa que durante o Domingo Cultural, além de abrir as portas da Casa de Cultura da Cidade das Orquídeas, a rua principal do município, a Leopoldo Hinterholz, será palco para apresentações livres de dança e de música. “Cultura é vida e história. E mesmo Mato Leitão sendo um município muito jovem, temos muita história para contar. A cultura ultrapassa as fronteiras do tempo e eterniza as nossas vivências. Sabemos que a cultura é ampla e compreende o patrimônio material e imaterial”, enfatiza Vera.

Remodelação

  • Com a remodelação, o prédio que abrigava a Prefeitura passará a contar com diversos espaços para visitação pública. São eles: artesanato; Biblioteca Pública Municipal; sala ‘A História Preservada em Objetos’ (1º Gincana Cultural realizada na década de 1990); sala ‘A História Preservada em Documentos e Imagens’; acervo de trajes das culturas alemã e gaúcha, trajes de soberanas; sala de instrumentos musicais; sala com exposição de telas; e sala de teatro, no sótão. (Fonte: AI Prefeitura)
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido