Duas décadas de histórias e vivências no bairro Bela Vista

-

No bairro Bela Vista, na rua Augusto Silveira de Moraes, mais conhecida como Corredor dos Gauer, reside o casal Siloca Lucila Parckert, 72 anos, e Ciro Parckert, 74 anos. Na quinta-feira, 24, eles completaram duas décadas morando no endereço, e desde 2004, muitas mudanças aconteceram no bairro. Siloca destaca que, além do aumento do movimento de carros após o asfaltamento da rua, outra mudança significativa foi o aumento de moradores, especialmente depois da construção do condomínio Bela Vista, com 256 apartamentos, ao lado de casa da família.

Ela também ressalta a vantagem de morar em um local próximo ao centro, mas que ao mesmo tempo é tranquilo. “Não temos do que reclamar, a vizinhança é tranquila. Tem mercados perto de casa, e quando precisamos ir ao Centro, não é longe”, comenta.
Apesar de a distância até o Centro ser de apenas três quilômetros, a propriedade de meio hectare possui características do interior. Ciro mantém um açude com peixes e cuida de alguns frangos, enquanto Siloca dispõe de uma área para cultivar hortaliças, verduras, frutas e flores.

Antes de optarem por morar na área urbana, o casal morou no interior de Venâncio Aires, na localidade de Linha Isabel, onde eram agricultores e produziam tabaco e soja. A mudança de rotina e estilo de vida foi motivada por questões de saúde, já que o trabalho na lavoura demandava esforço físico intenso e causava desgaste. Antes de conhecerem o Corredor dos Gauer, Ciro e Siloca moraram no bairro Aviação, de 1988 até 2004.

Quando chegaram à cidade, ambos trabalharam em uma empresa do ramo calçadista. Posteriormente, Ciro comprou um caminhão 608 da Mercedes e realizou entregas durante 17 anos para o comércio, principalmente para as Lojas Lebes. Enquanto isso, Siloca trabalhou como costureira, fazendo consertos de roupas e costura em geral em casa.

Agora, aposentados, um de seus passatempos preferidos é jogar cartas com casais de amigos, tomar chimarrão na área de casa e ler o jornal Folha do Mate, do qual são assinantes há mais de 40 anos, desde o tempo em que o jornal era entregue por ônibus em Linha Isabel. Embora não tenham filhos, Ciro e Siloca contam com a companhia constante do pequeno cachorro Teca, que, além de estar sempre ao lado deles, também busca o jornal no pátio após a entrega.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido