É de Venâncio Aires a segunda mais jovem atleta da Seleção Gaúcha Sub-16 de Voleibol

-

A base do voleibol venâncio-airense está bem cotada não apenas de forma local ou regional. O estágio está bem mais avançado do que isso. Começa a despontar de forma estadual, tanto que já são duas as meninas que constam na lista das 12 convocadas que irão defender a Seleção Gaúcha no Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 que será disputado entre os dias 1º e 6 de abril, em Brasília/DF. Além de Amanda Müller Hickmann, tem uma menina da Capital Nacional do Chimarrão que é a segunda mais jovem entre as atletas. Trata-se de Valentina Haas que completou 14 anos na sexta-feira, 21.

“A convocação para a Seleção Gaúcha foi um presentão de aniversário para ela”, afirma a orgulhosa mãe e professora Tânia Kohlrausch Haas. Na lista das meninas convocadas pela Federação Gaúcha de Voleibol na manhã do dia 18, a emoção tomou conta de toda a família. “Chorei, vibrei e posso dizer que a emoção tomou conta sim de todos nós pois sabemos o quanto ela lutou para chegar lá. A recompensa está aí”, relata a mãe coruja.

Valentina é filha do casal Cristian Henrique Haas e Tânia Kohlrausch Haas (foto: Arquivo pessoal)

Como tudo começou

A trajetória da Valentina começou em 2019 quando a mãe Tânia a levava junto com a irmã Sofia todas as quartas-feiras, no horário do meio-dia, até a cidade de Estrela onde treinava no time da Avates. Enquanto a mana treinava no mirim, Valentina já mostrava todo seu gosto por esse esporte treinando no time pré-mirim.

Após a pausa obrigatória em função da Covid, Valentina voltou alternando dias de treinos na Associação Vôlei Venâncio (AVV) e na Avates. Dessa forma quando não estava em competições por um clube, estava por outro.

As conquistas

Ao longo dos dois anos de treinos duplos – lá e cá – Valentina conquistou vários títulos importantes onde participou da Copa Cláudio Braga, competições nos países do Uruguai e Argentina (esses pela Avates). Foi vice-campeã mirim no 16º Festival Internacional de Estrela em 2023 pela AVV e foi eleita a melhor atacante mirim deste evento. No mesmo ano também pela AVV, participou da 22ª Taça Paraná onde a equipe ficou entre as três melhores equipes mirins da América Latina (3º lugar). A equipe da Avates ficou vice-campeã no Estadual mirim.

A nova casa

A partir do mês de agosto de 2024, Valentina juntamente com a colega Rafaela Schabbach foi treinar no CEAT. Ambas se deslocavam três vezes por semana até a cidade de Lajeado. Durante esse período até o final do ano, as atletas participaram em algumas competições como o Festival BM escola do vôlei em Passo Fundo. Valentina atuou pelas equipes mirim e infantil que ficaram em primeiro lugar. Além de ser eleita MVP e na condição de melhor atacante, o título de campeão no Estadual mirim foi um feito para o CEAT.

“Posso afirmar que sou uma mãe muito orgulhosa na trajetória do vôlei das duas atletas (Sofia e Valentina Haas) que tem bolsa de estudos pelo esporte no CEAT e na atualidade moram em Lajeado pela demanda dos estudos (dias inteiros em alguns dias da semana) e treinos (diários) que são bem puxados.

Os preparativos finais

O fim de semana ainda será de treinamento para as atletas com a comissão técnica.
A viagem para Brasília será na terça-feira, 1º de abril. A estreia da Seleção Gaúcha, será no dia 2, ao meio-dia, contra o Ceará.

Quem é

  • Nome: Valentina Haas
  • Idade: 14 anos
  • Altura: 1,76
  • Peso: 61 quilos
  • Pais: Ela é filha do casal Cristian Henrique Haas e Tânia Kohlrausch Haas. Valentina tem ainda uma irmã que é a Sofia Haas.

Valentina, a segunda mais jovem das convocadas

“É uma emoção muito grande pois nunca imaginei conquistar algo tão importante e significativo pra mim. Uma das principais coisas foi acreditar que através do meu esforço viria algo muito maior, acreditar que podia fazer aquilo que eu mais queria e mais sonhei. Muitas vezes precisamos de apoio e incentivo das pessoas que sabem do seu potencial, sabem o quão difícil é ser atleta e dividir o meio pessoal de um time ou um simples jogo. Minha família, amigos e técnicos foram meu maior incentivo e nunca deixaram esse meu sonho morrer. Vendo o quanto eles acreditavam em mim quis e vou mostrar que posso ser mais do que eles imaginam. Sei que nunca é fácil chegar onde pretendemos, precisamos começar e terminar muitos ciclos das nossas vidas mas esse campeonato com certeza vai abrir muitas portas importantes para o futuro que eu sempre sonhei.”

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido