Autoridades e as soberanas acompanharam a solenidade de abertura da 4ª Festa das Orquídeas (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)
Autoridades e as soberanas acompanharam a solenidade de abertura da 4ª Festa das Orquídeas (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

A solenidade oficial de abertura da 4ª Festa das Orquídeas ocorreu no início da noite desta sexta-feira, 8, e reuniu autoridades municipais, estaduais e federais e foi marcada por emoção. O prefeito de Mato Leitão, Carlos Bohn, salientou a importância cultural do cultivo de orquídeas para o município. “Cada vez mais ela se torna a nossa identidade”, observou.
Ele também enalteceu a importância que a festa tem para demonstrar à comunidade e aos visitantes as potencialidades de Mato Leitão. “É o momento das nossas forças produtivas mostrarem o que fazemos aqui e de recebermos muitos visitantes para celebrarem conosco esse momento tão importante para todos nós.”

O chefe do Executivo ainda mencionou o caráter cultural do evento, que tem uma programação diversificada, e que essa já é a maior exposição de orquídeas realizada em Mato Leitão, porque o número de plantas e de expositores já são superiores aos da última edição, promovida em 2019. “Esse é um evento preparado a muitas mãos, com muito trabalho e dedicação, para que quem venha prestigiar tenha vontade de estar aqui em Mato Leitão novamente.”

A presidente da 4ª Festa das Orquídeas, Lizete Sebastiany, destacou que o trabalho à frente da festa exige muita dedicação e a relevância de ter pessoas por perto que enxergam oportunidades nas dificuldades. “Minha gratidão às pessoas que ajudaram a fazer a festa acontecer. A satisfação do visitante é a grande recompensa por todo o nosso trabalho”, ressaltou.

Ela ainda mencionou o trabalho incansável das soberanas e de integrantes do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova) na divulgação da quarta edição da Festa das Orquídeas, 2ª Exposição Nacional e 14ª Exposição Estadual de Orquídeas. “Com certeza será um evento que deixará boas recordações nos corações de vocês”, enfatizou.

Divulgação

As soberanas da festa, rainha Geovana Kist da Silva e princesas Stefani Mahle e Tainá Lermen, destacaram o propósito que carregam desde o início da trajetória: levar o nome de Mato Leitão e a importância das orquídeas para diversas regiões do estado. O trio ainda citou o comprometimento de toda a comunidade para fazer dessa a maior edição da Festa das Orquídeas.

As soberanas percorrem mais de quatro mil quilômetros ao longo dos cinco meses de divulgação do evento. “Esperamos que esse seja um legado que inspirará as próximas gerações a manterem o amor pela orquídea e pela comunidade de Mato Leitão. Agradecemos a cada mão que se uniu para hoje estarmos aqui: familiares e a equipe que esteve conosco.”

A secretária-adjunta de Obras Públicas do RS e ex-deputada estadual, Zilá Breitenbach (PSDB), que, inclusive, é a proponente da lei estadual que denomina Mato Leitão como Cidade das Orquídeas representou o Governo do Estado no ato solene. Em nome da Câmara dos Deputados, se pronunciou o deputado federal Pompeo de Mattos (PDT).

Já o deputado estadual venâncio-airense Airton Artus (PDT) representou a Assembleia Legislativa. O deputado federal Lucas Redecker (PSDB) também acompanhou a cerimônia. Da esfera municipal, a solenidade foi acompanhda pelo vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha), secretários municipais e vereadores, bem como prefeitos de outros municípios dos Vales do Rio Pardo e Taquari.