Cão resgatado: Eduardo adota ‘Venâncio’ em dose dupla

-

COMPANHIA: Eduardo, que recentemente veio morar e trabalhar na Capital Nacional do Chimarrão, encontrou também um novo amigo, que recebeu um nome cheio de significado. Por fim, Eduardo adota Venâncio duas vezes.

Faz quase três meses que Eduardo Santos Comendalk, de 22 anos, mora em Venâncio Aires. O jovem, natural de São Luiz Gonzaga, recentemente formado em Educação Física, passou em um processo seletivo para trabalhar na academia do Sesc da Capital Nacional do Chimarrão e decidiu adotar o município como sua casa. Mas, além da adoção de Venâncio como município de moradia e trabalho, adotou também um novo amigo de quatro patas e decidiu homenagear a cidade, colocando o nome no pet.

Nova companhia para Eduardo

“Eu mal sabia para que lado ficava Venâncio”, brinca ele, que veio sozinho viver essa nova etapa da vida. Família e amigos ficaram na cidade natal. “Vim praticamente às cegas, sem conhecer nada”, completa. Por isso, sentiu a necessidade de ter uma companhia e um novo amigo, já que na casa da família, sempre esteve rodeado de muitos animais. “Na minha vida toda sempre tive muitos bichos. Hoje, em São Luiz Gonzaga, são quatro gatos e três cachorros, mas que ficaram lá. Sentia falta e estava sozinho em Venâncio”, diz.

A ideia de adotar um amigo já estava na cabeça de Comendalk quando teve conhecimento sobre as feiras de adoção dos animais resgatados das enchentes de Venâncio Aires. A adoção ocorreu na feira do dia 9 de junho, um domingo, no Parque do Chimarrão. Ele explica que o interesse pela escolha pelo cachorro ‘Venâncio’, começou pela foto de divulgação que viu na rede social. “A feira seria no fim de semana todo. Como fui só no domingo, estava torcendo para que ele ainda estivesse lá. Quando cheguei, já o vi, me encantei e sabia que era ele que queria”, comenta. Imediatamente foi apoiado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), assinou a documentação e levou o novo amigo para casa.

A escolha pelo nome do cachorro adotado, segundo o são-luizense, foi definida a partir do carinho e acolhimento que recebeu quando chegou em Venâncio Aires. “Fui muito bem acolhido, não conhecia nada, mas curti demais o pessoal que conheci e convivo, são muito ‘gente fina’. Aqui, sinto um carinho muito grande, já me sinto em casa. Fora que o ‘Venâncio’ tem cara de Venâncio, faz jus ao nome”, afirma.

Primeiro resgatado

Comendalk leva em consideração também que ‘Venâncio’ não é um cachorro jovem. Já tem entre 3 a 4 anos e, segundo a equipe da Semma, foi o primeiro a ser resgatado durante as enchentes em Vila Mariante, então estava no abrigo há um certo tempo. A adaptação do amigo foi tranquila, segundo o educador físico. A rotina já mudou e agora leva ‘Venâncio’ para passear pelo menos três vezes ao dia. “Estou tentando ensinar ele a correr, para me acompanhar nas corridas, fora os cuidados com banho, comida, é uma responsabilidade a mais para mim. Estou me saindo bem”, avalia.

Passeios são frequentes na nova rotina do educador físico. (Foto: Luana Schweikart)

O jovem relata que sente o carinho e gratidão de ‘Venâncio’ pela sua companhia. “Às vezes, estou sentado, ele vem e fica do meu lado, só acompanhando. Acredito que esteja grato por agora ter um lar”, observa. Entre os planos do tutor com o novo amigo, estão viagens de motocicleta, já que adquiriu novos itens como um capacete, óculos e canguru, para levar ‘Venâncio’ na carona. “Será meu parceiro de moradia e de viagem também”, acrescenta.

“De certa forma, é um jeito de homenagear a cidade e essa minha nova fase e trajetória de vida. O ‘Venâncio’ é muito querido, não me arrependo em nada da escolha que fiz. Foi certeira.”
EDUARDO SANTOS COMENDALK
Instrutor de academia do Sesc de Venâncio Aires



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido