Em coletiva na tarde desta quarta-feira, 6, no auditório da Univates, juntamente com ministros do Governo Federal e integrantes da Defesa Civil estadual, o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, devido às enchentes do Rio Taquari em muitos municípios, principalmente no Vale do Taquari.
O governador falou sobre os planos e condições para reestruturar as cidades afetadas. No momento o foco ainda é de salvar e resgatar pessoas. Depois é preciso limpar os estragos feitos e dar condições de reestruturação para os municípios. O Governo do RS ajudará as cidades a ter agilidade para acessar recursos que possibilitam a reconstrução.
Uma das definições do governador também foi o cancelamento de todos os Desfiles Cívicos do Estado. “A melhor forma de homenagear a Pátria neste momento é trabalhar dando suporte às vitimas das enchentes”, afirma Leite.
Nesta tarde, Leite vai até Roca Sales para averiguar a situação do município.
“A nossa geração não vivenciou algo tão grande, talvez por isso que muitas pessoas não saíram das casas logo. Ninguém imaginava essa proporção.”
EDUARDO LEITE
Governador do Estado