
Foi realizada, na tarde de hoje, a solenidade de diplomação do prefeito, vice e vereadores eleitos em Vale Verde. O município, que integra a 162ª Zona Eleitoral, teve os atos conduzidos pelo juiz André Luiz de Morais Pinto e pelo promotor de Justiça Eduardo Ritt. A posse oficial ocorre no dia 1º de janeiro de 2025.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o diploma é o documento que atesta que a candidata e o candidato foram eleitos. A partir da diplomação, os eleitos passam a estar aptos a tomar posse no cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador para o qual foram eleitos.
Diplomação em Vale Verde
Em Vale Verde, a cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores. Foram diplomados o prefeito e vice-prefeitos eleitos, Ricardo Froemming, o Feijão (MDB), e Gabriel Dettenborn de Mello, o Melinho (MDB), respectivamente, além dos nove vereadores eleitos: Debora Rosa da Silva (MDB), Dion Souza (MDB), João Tabajara (PDT), Jorge Ribeiro (MDB), Roger Toillier (PP), Patricia Gerhardt Pati (MDB), Taitiane Teixeira (PL), Euzébio (PSB) e Elario Rosa da Silva (MDB).
No discurso que precedeu a entrega do diploma, o juiz eleitoral André Luiz de Morais Pinto destacou a importância da manutenção da democracia no país e citou as recentes investigações da Polícia Federal (PF) de um possível golpe de Estado, além de tecer comentários sobre a necessidade dos cuidados com o meio ambiente.

O prefeito eleito, Ricardo Froemming, o Feijão, destacou que a educação será o principal foco do seu mandato e que estará sempre próximo e à disposição da comunidade. “Queremos priorizar ainda mais a educação, porque estamos em obras de um colégio novo, com R$ 3,5 milhões investidos, e vamos investir ainda mais para que Vale Verde se torne referência na educação do Vale do Rio Pardo”, afirmou.
A vereadora mais votada, Débora Rosa da Silva (MDB), afirmou que é uma honra ser a parlamentar mais lembrada pela população e agradeceu ao apoio da família e amigos. “É um momento especial. Quero honrar cada voto, trabalhar por toda a comunidade vale-verdense. Podem contar comigo”, enfatizou.
As posses dos eleitos serão realizadas no dia 1º de janeiro de 2025, quando também ocorre a instalação das novas legislaturas, a eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo e posse dos secretários municipais. Em Vale Verde, a posse será realizada às 9h, no refeitório da Comunidade Evangélica.