airton artus e afonso motta brasilia
Deputado estadual Airton Artus e o deputado federal Afonso Motta, ambos do PDT (Foto: Divulgação)

A pavimentação da estrada de Linha Picada Nova, que garante acesso asfáltico à Granja Avícola Bom Frango, pautou uma das audiências do deputado estadual Airton Artus (PDT) nesta quarta-feira, 12, em Brasília.
Em agenda com o deputado federal Afonso Motta (PDT), Artus solicitou apoio para intermediar a aprovação de recursos do Governo Federal para a execução da obra que integra o PAC dos Frigoríficos, programa criado por ele em 2013, quando era prefeito de Venâncio Aires.
A proposta de pavimentação asfáltica em Picada Nova está cadastrada no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, desde julho de 2023. O Município busca um aporte de quase R$ 15 milhões, embora sejam necessários cerca de R$ 20 milhões para o trecho. O governo Jarbas da Rosa anunciou, em 2023, que fará a contrapartida municipal. O projeto contempla 7,2 quilômetros que ligam a RSC-287 até o ginásio da localidade, cerca de 500 metros além do frigorífico Bom Frango. “A equipe do deputado prontamente se apossou da documentação e nós vamos, a partir do gabinete dele, realizar um acompanhamento e um trabalho para liberação desses recursos”, afirmou Artus.

O deputado estadual adianta que outras regiões do município com vocação para a proteína animal também podem receber projetos de pavimentação. O PAC dos Frigoríficos foi criado com objetivo de consolidar Venâncio como um polo de proteína animal no Rio Grande do Sul e contribuir com o desenvolvimento deste setor.
O PAC contempla estradas de localidades que dão acesso aos quatro maiores frigoríficos do município: Santa Emília (Frigorífico Kroth), obra concluída em 2016; Linha Sapé (Frigorífico Sapé), obra contemplada em 2023; e Vila Mariante (Frigorífico Boi Gaúcho), também contemplada em 2023. A quarta e última etapa abrange Linha Picada Nova, onde a empresa Bom Frango está sediada. Além de contribuir diretamente para o desenvolvimento da localidade, a pavimentação asfáltica do trecho é considerada fundamental para a logística e expansão da empresa, que tem mais de 30 anos de atuação. “A expectativa é muito grande, pois é a última etapa deste projeto. O deputado Afonso Motta era o Secretário do Gabinete de Prefeitos no governo Tarso Genro, época que o projeto foi lançado em Venâncio. Por isso, ele está por dentro do projeto, é identificado com as pautas do agro e compreende a importância desta pavimentação.”

Confira a entrevista do deputado ao programa Folha 105 – 1ª edição