Em coletiva de imprensa, governador descarta reconstrução da Escola Mariante

-

Em coletiva de imprensa para rádios de todo o Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira, 19, o governador Eduardo Leite comentou, pela primeira vez, o fechamento da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante e descartou qualquer possibilidade de reconstrução da instituição, localizada em Vila Mariante, segundo distrito de Venâncio Aires. 

A escola, de 85 anos, teve sua estrutura totalmente atingida pela enchente de maio e, desde lá, os alunos passaram a estudar na escola Adelina Isabela Konzen, no distrito vizinho de Vila Estância Nova. “Atingiu a escala de maior destruição. A escola foi muito atingida quando estava se preparando para ser reinaugurada”, lamentou.

O fechamento definitivo da escola foi confirmado com exclusividade pela Folha do Mate no dia 3 de dezembro, data que a comunidade escolar foi oficializada da decisão do Estado. Pelos trâmites oficiais, a escola deixará de existir no dia 31 de dezembro. Durante a coletiva, Leite lembrou que chegou a fazer uma visita à escola, após a enchente de maio, e lembrou da área de risco, pois fica localizada às margens do Rio Taquari e já tinha sido atingida pelas cheias de setembro e novembro de 2023.

Segundo o governador, o fechamento da escola foi “muito debatido com a comunidade escolar” e observou que nenhum aluno ficou sem estudar, citando a Escola Estadual Adelina Isabela Konzen como referência para os estudantes. “Vamos continuar dialogando com a comunidade para poder encaminhar a melhor solução, mas infelizmente, nestas condições, a simples reconstrução, naquele mesmo local, naquelas condições, não parece ser adequado por conta desta recorrência de enchentes que se observam naquela comunidade”, finalizou.
Para garantir maior suporte à escola Adelina, que acolheu os estudantes, o Estado prometeu realizar uma ampliação da estrutura física com a construção de mais três salas de aula e reformas do refeitório e banheiros.

Saiba mais

O evento, denominado Rede de Rádios com o governador, foi promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom) em parceria com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e teve o presidente da entidade, Roberto Cervo Melão, como mediador. No evento, o governador recebeu homenagem da Agert e do SindiRádio, que lhe entregaram dois troféus – Microfone da Agert e o Troféu SindiRádio -, pelo trabalho realizado nos seis anos de gestão, principalmente nos períodos da pandemia de Covid-19 e das enchentes.

Leia mais:



Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido