Um grupo formado por gestores e empresários do Rio Grande do Sul, participou, de 12 a 14 de janeiro, do NRF Retail’s Big Show 2025, conhecido por ser o maior evento de varejo do mundo, realizado em Nova Iorque. A diretora do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Diane Lacerda Araujo, integrou a comitiva de 55 gestores e empresários, formada pela Federação Varejista do RS, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Porto Alegre, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas RS) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RS). Ela embarcou no dia 9 de janeiro para participar da experiência e realizar vistas técnicas em empresas locais e retornou na última terça-feira, 21.
Na avaliação de Diane, foi uma excelente experiência profissional. Este ano o evento teve como tema ‘game changer’ – na tradução, ‘virada de jogo’ – e contou com a participação de 40 mil pessoas de todo o mundo. Na programação do evento, estiveram palestras e novidades nos mais de mil expositores do varejo presentes.
Entre os destaques, Diane menciona a oportunidade de novas percepções, inspirações e ideias para implementação nos negócios. “Tivemos que nos dividir, escolher o que mais fica próximo dos nossos serviços e produtos, pois aconteciam diversas palestras juntas”, explica. Além da programação do evento, o grupo teve a oportunidade de visitar lojas de marcas tradicionais para se inspirarem e conheceram novidades. “Vimos o protagonismo das lojas físicas, autênticas, que misturam o antigo com o moderno, e são atualizadas com ferramentas e estratégias, não ficam estagnadas. Não são todos os casos em que o on-line vai substituir o físico, principalmente se as empresas tiverem a capacidade de se adaptar e ter uma entrega personalizada”, afirma.
Atualizações no mercado
A diretora do Sesc Venâncio Aires afirma que no evento foram levantados temas importantes para o varejo, como os formatos híbridos entre o físico e on-line, as experiências aos consumidores, tendências de tecnologias com análise de dados e a Inteligência Artificial (IA) e as experiências personalizadas como diferencial. “As empresas são hoje desafiadas a inovar. Um dos palestrantes disse que não devemos tratar as pessoas como segmentos e sim como indivíduos, que são únicos, nos serviços e produtos que consomem”, completa Diane.
Outro tema importante levantado foi a sustentabilidade e o impacto ambiental, que além de uma exigência, são também diferenciais de empresas, um aspecto que pode ser relevante na tomada de decisões dos consumidores. A diversidade também foi um dos focos, com atenção para as gerações Z e Alpha, estudando suas particularidades, comportamentos e formas de consumo. Conforme Diane, as palestras também destacaram o protagonismo do consumidor, que deve estar no cerne das decisões para focar nas mensagens de produtos que se quer passar e usar as tecnologias a favor dos negócios.
“Estar no evento foi uma conexão global, um ambiente de aprendizado e colaboração com muitas trocas e conhecimentos. Aprendemos que no varejo é importante escutar o time, os consumidores, gerar surpresas e criar desejos.”
DIANE LACERDA ARAUJO
Diretora do Sesc de Venâncio Aires