Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Eduardo Leite também acompanha a visita a Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio da comitiva do Governo Federal nesta quinta-feira, 6. “Ver pelas fotos é importante, dá uma noção, mas viver isso aqui com as pessoas, essa dor, toca especialmente no coração de qualquer pessoa”, disse.
A principal expectativa de Leite diz respeito, no entanto, à apresentação de um programa para emprego e renda. Na opinião do governador, será necessária uma medida emergencial por parte da União para fornecer ajuda à classe empresarial. “Muitas empresas, mesmo que tenham operação de crédito facilitada, até reconstruir a empresa, reequipar, voltar a empregar, vai levar um tempo, isso vai ser suprido com um programa emergencial de emprego e renda”, projetou.
Moradias em Cruzeiro do Sul
Eduardo Leite também comentou que, em parceria com Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, está organizando a análise de um terreno para a construção de cerca de 500 novas moradias para a população cruzeirense que perdeu a casa na enchente do rio Taquari.
“A Univates está fazendo a análise dos terrenos. Assim que houver garantia da sua segurança, vamos encaminhar a desapropriação dos terrenos. A burocracia é um incômodo, mas é necessária. Ela tem que ser cumprida. Vamos trabalhar para ser o mais rápido possível. Espero que em oito meses já estejam construídas”, concluiu Leite.