Visitou a Escola Estadual de Ensino Médio Mariante o candidato ao Governo do Estado pelo PDT, Viera da Cunha. O educandário está interditado por falta de manutenção. Ele destacou que, caso seja eleito governador, a prioridade será a educação.
Vieira da Cunha disse que em seu governo será cumprida a Constituição do Rio Grande do Sul, que determina que pelo menos 35% do orçamento seja destinado para a área. Atualmente, são investidos cerca de 25%. Ele também propõe um plano emergencial de melhorias dos prédios que abrigam escolas estaduais.
O candidato também quer avançar no ensino em tempo integral. Por isso, pretende garantir que dos 800 mil estudantes da rede estadual, pelo menos 200 mil passem para o regime integral. Atualmente, são mais de 2,3 mil escolas estaduais em atividade. Ele promete também agilizar, por meio de concurso público, novos profissionais, em especial professores das mais diversas áreas.
“Precisamos de uma escola pública conectada com a juventude. De uma escola que seja transformadora, emancipacionista e libertadora. Só assim iremos recolocar o Estado em patamares mais altos na federação”, destacou o candidato. Vieira da Cunha esteve acompanhado, na terça-feira, 13, do candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, além de líderes comunitários e do PDT local.