Em Passo do Sobrado, Rafaela alcançou 940 pontos na redação do Enem 2024

-

Rafaela Rodrigues Castilhos, 18 anos, moradora de Campo do Sobrado, no interior de Passo do Sobrado, é mais um exemplo de estudante da região que superou os 900 pontos na redação do Enem 2024. As notas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizadas em novembro do ano passado, foram divulgadas em janeiro. A temática da redação foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.

“Conquistar 940 na redação do Enem foi uma sensação incrível, mas também veio com um certo sentimento de eu sabia que podia”, descreve a ex-aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar. A jovem, que mora com os avós, Ivo Rodrigues, 75 anos, e Alda Rodrigues dos Santos, 67 anos, observa que essa conquista é fruto de uma construção do conhecimento.

“Ela não veio do nada. Eu já havia vencido um concurso de redação em nível estadual anteriormente. Então, de certa forma, isso já era esperado por mim e por quem me conhecia. Sempre fui muito dedicada aos estudos e à escrita, e esses resultados só reforçam o quanto as palavras têm sido parte essencial da minha trajetória. No fundo, foi como provar a mim mesma que sou capaz de superar desafios e alcançar o que me proponho”, define.

Rafaela conta que as aulas de redação oferecidas na escola e ministradas pela professora de Língua Portuguesa Carolina Hertz foram muito proveitosas e contribuíram para a preparação. “Ela sempre nos desafiava a aprimorar nosso pensamento crítico e de argumentação”, comenta. A própria dedicação também é considerada por ela como fundamental para chegar ao resultado. “A escrita com o tempo se tornou algo natural para mim, e, com o apoio das aulas, consegui alinhar meu domínio da língua com as exigências técnicas da prova. Isso foi essencial para me sentir confiante no momento da redação.”

Além da dedicação e do auxílio recebido na escola, a estudante atribui a conquista de 940 pontos na redação do Enem ao amor pela escrita e ao hábito constante de leitura, que sempre ampliaram o seu repertório cultural. “Mais do que técnica, foi a paixão pelas palavras que me trouxe até aqui. Esse resultado é a prova de que todo o esforço e o amor pelo que faço valeram a pena”, ressalta.

Rafaela usou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) e tentar uma bolsa de estudos em Economia ou Direito. As candidaturas foram feitas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e na Dom Alberto. O resultado do programa será divulgado desta terça-feira, 4.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido