A Emater/RS-Ascar com a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Volante, oportunizaram na quinta-feira, 1º de dezembro, um passeio de cunho cultural e técnico. Participaram do momento as mulheres do programa socioassistencial, de Linha Cachoeira e Linha Alto Paredão Pires.
Com o objetivo de promover a integração destas mulheres foram visitados empreendimentos que integram a Rota do Chimarrão, como a Escola do Chimarrão, Chácara do Mel, Café Colonial Ledi Maggioni e Ervateira Elacy. As integrantes do programa participam mensalmente das atividades desenvolvidas pela Emater e Cras Volante.
Para a extensionista social da Emater local, Viviane Röhrs, foi gratificante mostrar as belezas do turismo rural local para as famílias, que também vêm do meio rural e ficam distantes do Centro do município. Além disso, os integrantes da rota puderam apresentar as diferentes alternativas de renda de uma propriedade rural, como a venda de produtos no ramo na agroindústria, erva e mel e a cultura que os empreendimentos representam no município.
Para a assistente social do Cras, Djulia Luz, a atividade com as mulheres do campo representou muito mais do que somente um passeio, já que foram proporcionados novos aprendizados e ainda mais incentivo ao empreendedorismo rural.