Na quinta-feira, 15, foi o dia do encerramento das atividades com as famílias de Linha Alto Paredão Pires e Linha Cachoeira, realizadas pela Emater/RS-Ascar e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Volante. Após um período de 10 meses de atividades ininterruptas com os grupos, foi realizada uma reunião e confraternização envolvendo as crianças das famílias atendidas, aproveitando a época do Natal.
Na parte da tarde, em Linha Cachoeira participaram também, o secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Ricardo Landim, e o chefe do escritório local da Emater, Vicente João Fin. Ambos acompanharam as apresentações dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Osvaldo Cruz e o momento marcante da entrega de presentes de Natal para as crianças.
A extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, comenta que o momento é gratificante, pois as crianças do meio rural, que moram mais distantes da sede, ainda acreditam na figura do Papai Noel e conseguem manter a magia da época. Ela considera que esta é uma forma de valorizar as crianças e famílias que participam de forma ativa das atividades desenvolvidas durante o ano. “Mais do que a inclusão produtiva destas famílias, a Emater trabalha pela inclusão social.”
Conforme a assistente social do Cras, Djulia Luz, a entrega dos presentes para as crianças foi um ato marcante de um trabalho de parceria que vem sendo desenvolvido ao longo do ano com as famílias. O objetivo do trabalho anual é promover, através de encontros mensais, o fortalecimento de vínculos comunitários, a autonomia e protagonismo das famílias no contexto rural.