Emater e empreendedoras rurais realizam visita técnica em Santa Catarina

-

Com o objetivo de trocar experiências entre empreendedores rurais de Venâncio Aires e o município de São Martinho, em Santa Catarina, a Emater/ RS- Ascar local, com apoio da Administração Municipal, realizou, nos dias 17 e 18 de dezembro, uma visita técnica. Três empreendedoras da gastronomia do turismo rural da Capital do Chimarrão foram acompanhadas pela extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, durante o passeio.

As agricultoras Roseli Hickmann, proprietária da Koloni Kaffhaus, Ledi Maggioni, da Agroindústria e Café Colonial Ledi Maggioni, e Rejane Schwinn, proprietária da área situada na Figueira Centenária, puderam observar e vivenciar a gastronomia do pequeno município de etnia alemã, conhecido como a Capital Catarinense da Bolacha Artesanal. Além disso, inspiraram-se nas histórias contadas por cada empreendedor. Um dos pontos altos da visita técnica foi o Fluss Haus Land, um café colonial de referência no estado de Santa Catarina.

A história da família, o contexto paisagístico e a gastronomia do local se mostraram inspiradores para o desenvolvimento local e para os visitantes. A pousada rural Sonnem Schein Chalés também compartilhou sua história, que motivou e encorajou as venâncio-airenses, especialmente os interessados em desenvolver a área de hospedagem, como é o caso da Figueira Centenária.

Outros pontos visitados incluíram o Salto da Capivara, Kichertraum – Casa da Bolacha, a Agroindústria Raízes da Vaceda (produtora de alimentos sem glúten e sem lactose), Bitter Feuser (casa de bebidas) e o Geschäftshaus (armazém tradicional da comunidade). Todas as visitas foram articuladas e acompanhadas pela extensionista social da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Segundo Viviane Röhrs, a Emater promoveu essa troca de experiências por compreender a importância de as empreendedoras locais conhecerem e vivenciarem casos de sucesso relacionados às suas áreas de atuação no turismo rural. “É sempre bom poder conhecer o novo e o diferente, buscar aproximação com realidades culturais distintas e compreender o poder da coletividade dentro do turismo. Dessa experiência, levamos ótimos exemplos”, afirmou Viviane.

Roseli Hickmann destacou que a oportunidade de visitar outro estado e conhecer um empreendimento alinhado à sua área de atuação foi extremamente gratificante. “ Me identifiquei com algumas histórias e consegui captar novas ideias para o meu próprio negócio”, comentou Roseli.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido