Na quarta-feira, 4, um grupo de 38 produtores de morangos de Venâncio Aires realizou uma viagem técnica com destino à Nova Prata. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar e viabilizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. O objetivo foi proporcionar aprendizado e troca de experiências sobre práticas agrícolas inovadoras e culturas específicas da região serrana do Rio Grande do Sul.
Pela manhã, o grupo visitou o viveiro HortiPrata, reconhecido pela produção de mudas de hortaliças e flores. Desde o ano passado, o empreendimento também se dedica à produção de mudas de morango em substrato, um método que melhora o desenvolvimento e a produtividade da cultura. Recepcionados pelo sócio e responsável técnico Fernando Schneider, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o processo de produção das mudas, incluindo aspectos de nutrição e manejo fitossanitário, fundamentais para a qualidade das plantas.
À tarde, o grupo seguiu para Caxias do Sul, onde visitou a propriedade da família Andreazza, com mais de 30 anos de experiência na cultura do morango. No local, os participantes puderam observar um packing house moderno e eficiente, utilizado no processamento e embalagem de morangos. A propriedade conta com 650 mil pés da fruta cultivados.
A engenheira agrônoma da Emater local, Djeimi Janisch, ressalta que, além do aprendizado técnico, a viagem proporcionou aos produtores uma imersão no cenário agrícola da região, com paisagens marcadas por lavouras de uva, maçã, brócolis, cenoura e pêssego. “Essa experiência ampliou a percepção sobre as oportunidades e os desafios da realidade rural na Serra Gaúcha”, comenta.
Candidatas à Agricultora Destaque visitam o Mátria Parque de Flores
O dia 26 de novembro foi colorido e de novos aprendizados para lideranças dos Clubes de Mães e candidatas ao título de Agricultora Destaque de Venâncio Aires. Numa parceria entre o escritório local da Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, foi realizada uma visita técnica ao Mátria Parque de Flores em São Francisco de Paula, o maior parque de flores das Américas.
Ao todo, participaram do passeio, 50 mulheres. A extensionista rural e social da Emater, Viviane Röhrs, explica que a finalidade da atividade, além da integração entre as mulheres, foi para despertar um novo olhar sobre diferentes composições paisagísticas, para melhorias em arredores das propriedades e comunidades rurais.
Moradoras de Cachoeira e Alto Paredão Pires em Nova Petrópolis
Na quarta-feira, 5, mulheres atendidas pelo Programa Socioassistencial, por meio da Emater e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Volante, das comunidades de Linha Cachoeira e Linha Alto Paredão Pires, do interior de Venâncio Aires, realizaram uma excursão para Nova Petrópolis.
Entre os locais visitados esteve o Centro Regional de Qualificação Profissional de Produtores de Nova Petrópolis (Cetanp). O objetivo da visita incluiu a promoção e preservação da saúde por meio do uso correto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, além da melhoria do ambiente com uma abordagem agroecológica. Também foram trabalhados temas sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivando a interação entre o homem e a natureza por meio de práticas e abordagens sistemáticas oferecidas no local.
Em seguida, o grupo de 40 mulheres visitou o Parque Esculturas Pedras do Silêncio, onde pôde conhecer a história da cultura alemã e profissões, retratados em esculturas de pedra distribuídas ao longo de trilhas em meio à natureza.
Outro espaço visitado foi a Praça das Flores, que teve como propósito sensibilizar as participantes para a melhoria dos arredores das propriedades rurais por meio de diferentes arranjos paisagísticos. Por fim, o grupo visitou o Parque Aldeia do Imigrante.