Emater volta a realizar intercâmbios entre clubes de mães do interior

-

Na quinta-feira, 28, a localidade de Linha Tangerinas marcou o retorno dos intercâmbios de clubes e mães do interior, promovidos pela Emater/RS-Ascar. O Clube de Mães Margaridas de Linha Tangerinas foi o anfitrião e recebeu o Clube de Mães Flor do Sul de Linha Cerro dos Bois. Foi o primeiro encontro depois da pandemia e um novo cronograma foi montado para o calendário de visitas deste ano.

Segundo a extensionista rural e social, Viviane Röhrs, o encontro contou com falas de autoridades e parceiros presentes, como a vice-prefeita Izaura Landim, primeira-dama Janete da Rosa, secretária de Habilitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff; e a secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Rosenei Neumann. Além da apresentação dos clubes de mães, feitas pelas presidentes.

A atividade principal foi a palestra ‘A importância da mulher rural na sociedade’, ministrada pela professora e arte terapeuta Voní Eidt e no contexto, a agricultora Letícia Eichelberger deu seu relato de experiência, mostrando que é possível e gratificante investir na propriedade e cultivar uma vida no interior.

Ainda, tiveram dinâmicas de integração entre as mulheres e a tarde foi fechada com ‘chave de ouro’ com uma confraternização e café com lanches oferecidos pelo clube de mães anfitrião. Viviane cometa que o objetivo de retomar este encontros é promover a integração, aprendizagem e a troca de experiências entre as mulheres que integram os clubes de mães de comunidades rurais. “Foi gratificante ver a alegria e o interesse das mulheres em participar do encontro. Depois da pandemia, agora é a hora da retomada, de promover encontros de integração e conhecimento, buscando sempre a valorização e a autoestima da mulher rural”, afirma.

“Foi uma tarde de abraços e sorrisos”

A tesoureira do Clube de Mães Margaridas de Linha Tangerinas, Janice Eichelberger, 49 anos, juntamente com a presidente Marinês Assmann, ajudou na organização do evento. Ela comenta que a tarde foi de muitas brincadeiras e confraternizações. “A palestra que tivemos foi ótima, promoveu aquela troca de ideias, experiências e pudemos conversar. Foi uma tarde de abraços e sorrisos compartilhados.”

Sobre a organização da tarde, Janice afirma que não foi tarefa difícil já que cada companheira auxiliou da forma que podia. “Todas pegamos juntas, cada uma ajudou trazendo as coisas que tinha em casa para o lanche e no fim, demos flores e folhagens das nossas propriedades para as visitantes”, destaca.

Cronograma

  • 19 de maio – Anfitrião Vila Palanque; visitante Linha Picada Mariante
  • 26 de maio – Anfitrião Centro Linha Brasil; visitante Linha Herval
  • 9 de junho – Anfitrião Vila Deodoro; visitante Linha Brasil
  • 23 de junho – Anfitrião Linha Ponte Queimada; visitante Linha Madalena
  • 30 de junho – Anfitrião Linha Olavo Bilac; visitante Linha São João
  • 1º de julho – Anfitrião Vila Teresinha; visitante Linha Marechal Floriano
  • 14 de julho – Anfitrião Linha Estrela; visitante: Linha Cecília
  • 21 de julho – Anfitrião Linha 17 de Junho; visitante Linha Isabel
  • 28 de julho – Anfitrião Linha Travessa; visitante Vila Arlindo


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido