“A plantinha depende do cuidado de quem a plantou, e é essa responsabilidade que queremos mostrar para eles.” As palavras são da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Helma, do bairro Brands, Janete Candida Sulzbach Bilo, sobre o novo projeto do educandário para comemorar os quatro anos – celebrados em 22 de abril.
O projeto começou após a escola receber sementes da flor beijinho e, agora, os alunos levarão um envelope com uma palavra de incentivo e apoio. Junto ao envelope, uma semente da flor. “Com o propósito de cuidar e amar, a proposta é entregar o envelope para as famílias dos alunos nesta semana e ela deve ser plantada apenas em agosto”, destaca Janete.
Com isso, o objetivo é incentivar a responsabilidade e, ao mesmo tempo, aproximar as famílias ao educandário. Pois, segundo a diretora, o cuidado da família com a semente deve ser minucioso, pelo longo período até a plantação. Depois, em agosto, a flor será plantada e levada para a escola, para a sequência aos cuidados.

O educandário tem como tema ‘Vivências incríveis acontecem aqui! Você consegue imaginar do que somos capazes?’ e a diretora diz que são comuns momentos de reflexão sobre possíveis melhorias no ambiente escolar e que a escola tem como objetivo maior envolver as famílias e mostrar as belezas vivenciadas dentro da instituição.
A Emei Vó Helma conta com 29 funcionários e atende 68 crianças, de 0 a 3 anos. De acordo com a vice-diretora, Nelsione Beatris Gregory, já foram feitos outros mutirões para melhorias na escola, tanto na parte externa quanto interna. “Fizemos uma horta, no pátio da escola, e na área verde plantamos mudas de árvores. Infelizmente, também sofremos com o vandalismo, às vezes. Mas, agora, a nova horta está crescendo e se desenvolvendo”, detalha.
Aniversário
Na segunda-feira, 24, foi comemorado o quarto aniversário do educandário. A festa foi na segunda-feira, ainda que o aniversário tenha sido no sábado, 22. Durante a data, foram realizadas diversas ações de lazer, com brincadeiras e atividades recreativas, incluindo um balão surpresa, com palavras de apoio e incentivo. “Eles aproveitaram bastante o tempo e, mesmo que sejam bem novos, acreditamos que todas as informações são válidas, por isso as mensagens dentro do balão”, frisa Janete.
“Aqui tudo se faz com muito amor. E as crianças sentem e retribuem de maneira calorosa.”
JANETE BILO
Diretora