Nesta época do ano, é comum que as escolas retomem as aulas em todos os municípios, e em Mato Leitão não é diferente. A Cidade das Orquídeas se prepara para a volta parcial às aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga, na segunda-feira, 3. A iniciativa permite que os pais tenham um local seguro para deixar os filhos durante o horário de trabalho até o início oficial do ano letivo, no dia 24 de fevereiro.
A secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Eunice Heuser, explica que, embora o atendimento seja chamado de parcial, não haverá alteração no horário de funcionamento da Emei. A única diferença nesse período será a redução no número de alunos atendidos, que passará de 209 para 90. O educandário abre pela manhã, às 6h30min, e atende até as 17h40min ou, em alguns casos, até as 18h. “É importante lembrar que essa adaptação vale somente para os alunos da Emei que realizaram a inscrição e a solicitação da adaptação no ano passado”, ressalta Eunice.
Para receber os alunos da melhor forma, a secretária destaca que os serviços de limpeza e reforma da Emei Vó Olga estão sendo priorizados. Em seguida, os prédios das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Ireno Bohn e Santo Antônio de Pádua também passarão por limpeza e pintura interna e externa, pois receberão os alunos no dia 24 de fevereiro. “Após a organização do espaço escolar, tudo estará pronto para receber nossos alunos. Ainda temos tempo para deixar tudo em ordem, e faremos o possível para garantir um ambiente adequado”, afirma Eunice.
No total, cerca de 580 alunos iniciarão as aulas no dia 24 no Ensino Fundamental e Educação Infantil em Mato Leitão. “As expectativas são as melhores para a retomada. Esse momento não significa apenas o retorno das aulas, mas também o início de novos sonhos e objetivos. Teremos um ano repleto de aprendizados e trocas de experiências”, enfatiza.
“O momento da volta às aulas é sempre aguardado tanto pelos alunos como igualmente aos professores. É o momento da retomada das férias com novos ânimos e novidades.”
EUNICE HEUSER
Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto
Formação pedagógica
Como parte da preparação para a volta às aulas, na semana entre 17 e 21 de fevereiro, não haverá atendimento nas escolas, pois os educadores estarão envolvidos com atividades da formação pedagógica. “É importante que todos os profissionais participem deste momento, para que entrem alinhados e trabalhando na mesma sintonia e com os mesmos propósitos”, comenta a secretária de Educação, Eunice Heuser.