Em 2024, Expointer fechou com R$ 8,1 bilhões em negócios (Foto: Governo do Estado)
Em 2024, Expointer fechou com R$ 8,1 bilhões em negócios (Foto: Governo do Estado)

Venâncio Aires estará presente na maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que inicia neste sábado, 30, e segue até o dia 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. Representantes comerciais e agroindústrias da Capital Nacional do Chimarrão consideram a Expointer com forte potencial para divulgar os trabalhos realizados no município.

A 48ª edição marca também um número importante de expositores no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF): serão 456 empreendimentos, superando os 413 do ano passado. Desses, quatro são de Venâncio Aires: Vegetais Sabores da Querência, de Linha Herval; Casa do Mel Schwendler, de Linha Olavo Bilac; Casa do Mel Serrano, de Vila Deodoro; e Cutelaria Bohn, de Linha Rincão de Souza, todos do interior. Além disso, como ocorre tradicionalmente, a Escola do Chimarrão estará presente.

Para Edson Schwendler, proprietário da Casa do Mel Schwendler, que neste ano levará pela primeira vez o própolis, um antibiótico natural, participar da feira é sempre uma experiência muito positiva. “Não é apenas a venda no local, mas também a pós-venda e a visibilidade que a Expointer dá para a agroindústria. A gente já tem uma estimativa de comercialização de 600 a 700 quilos por ano”, diz.

Haverá também a estreia de uma artesã venâncio-airense na feira. Pela primeira vez, Edelvani Glier estará expondo seus produtos. “Minha expectativa é grande. Tenho trabalhos em lã de ovelha, como acolchoados, palas e blusões, além de crochê, artigos de Natal e toalhas”, conta.

Recepção Venâncio-airense

Quem também marcará presença na Expointer é a 2ª princesa do evento, Larissa Almeida Maciel, que integra a corte da 17ª Fenachim e representou Venâncio Aires e a Afenachim no concurso da rainha da 48ª edição. A corte, eleita no dia 17, é formada pela rainha Fernanda Haack, de Seberi, pela 1ª princesa, Karen Redante, de Guaíba, e pela 2ª princesa, Larissa Almeida Maciel, de Venâncio Aires.

Larissa Almeida Maciel, que integra a corte da 17ª Fenachim, é a atual 2ª princesa da Expointer (Foto: Divulgação)

Larissa, que também é conhecida como Lara, destaca que a principal missão da corte será estar presente em toda a programação da feira, recepcionando visitantes, participando de entrevistas em rádios e jornais, visitando expositores, acompanhando leilões, competições e demais eventos. Animada, ela reforça o convite aos visitantes e promete uma recepção calorosa, com sorrisos, abraços e, claro, um bom chimarrão.

GRA Máquinas apresenta novidades na Expointer; confira matéria no link abaixo

Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos