Empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento de Passo do Sobrado

-

Um empreendimento familiar que teve início junto com a emancipação do município. A iniciativa foi do casal Dorli Kappel e Ana Angelita Kappel. Após trabalhar um tempo na lancheria de Tito Evaldo Kroth, pai de Ana, decidiram abrir um restaurante.
No início, com algumas dificuldades até mesmo de utensílios para a preparação dos pratos, sendo necessário pedir algumas panelas e louças emprestadas, o empreendimento foi crescendo a cada ano.
Depois de um tempo, o casal decidiu abrir um hotel junto ao restaurante, mudando para um novo endereço, na rua Rodolfo Antônio Bruckner, onde se encontra até hoje. Atualmente, a terceira geração trabalha no empreendimento.
O filho de Dorli e Ana Angelita, Matheus Kappel, é sócio-administrador dos dois negócios. “O negócio foi crescendo junto com a cidade. Acredito que nosso diferencial é ser uma empresa familiar que sempre faz tudo com amor e carinho”, afirma Mateus.

Crescimento

Mateus reforça que o município está em constante crescimento e isso também motiva os empreendedores a estarem sempre atentos às mudanças, novidades e para fazer melhorias nos espaços. O restaurante serve almoços de segunda a sábado e, à noite, lanches por delivery.
A média é de 150 almoços por dia. O hotel, que é o único de Passo do Sobrado, funciona diariamente. “Temos uma vontade grande de fazer uma ampliação no hotel devido à demanda. As coisas vão se encaminhando com o tempo”, completa. Trabalham na empresa Dorli e Ana Angelita, e os filhos Matheus e Leonardo, além de quatro colaboradores.

Produção e comercialização para o Vale do Rio Pardo

Empreendimento familiar, a Lersch Artefatos de Cimento foi inaugurada em 1992, mesmo ano da emancipação do município, e fez parte dos avanços de Passo do Sobrado. A empresa foi aberta por Valmor Lersch, que hoje administra o negócio junto das filhas Fernanda e Roberta. Sempre localizada no mesmo endereço, na Estrada Rincão de Nossa Senhora, a empresa cresceu e evoluiu com o passar do tempo. Nos primeiros anos, trabalhava com produção de postes, tanques, tubos e moerões.
Atualmente, a Lersch intensifica o trabalho na produção de bloquete de construção civil para calçamento e também tubos, que são comercializados para municípios da região, em sua maioria. “A empresa começou pequena, com trabalho bem manual, e foi crescendo ano após ano. Ampliamos e intensificamos a fabricação de produtos específicos”, ressalta Fernanda. A venda dos itens é feita principalmente para municípios do Vale do Rio Pardo. “Em 2012 encerramos a fabricação de outras linhas e concentramos nos bloquetes, principalmente”, acrescenta Fernanda.
A empresa conta com 16 pessoas atualmente na equipe, todos moradores de Passo do Sobrado. Esse número quase dobrou no último ano, com o aumento da demanda de serviços. O investimento em maquinário também teve destaque nos últimos anos.

Valmor e as filhas Fernanda e Roberta estão à frente do empreendimento (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Moradora e empreendedora em Passo do Sobrado

Márcia Klein, de 45 anos, é natural de Passo do Sobrado. Quando ela nasceu, no entanto, o município pertencia a Rio Pardo. A maior parte da vida morou no município, local que obteve conquistas pessoais e profissionais ao longo dos anos.
Com experiência de mais de 20 anos no ramo de funerária, começou a trajetória profissional no segmento como funcionária de Roni Weber, proprietário da Funerária São Pedro, que foi aberta menos de um ano antes da emancipação do município.
Após seis anos de atuação de Márcia no local, deu um novo passo: se tornou proprietária da funerária. “Como ninguém da família queria seguir com o negócio, ele me ofereceu, porque já trabalhava com ele”, comenta.
Há 15 anos com o empreendimento, Márcia mora junto do estabelecimento e acompanhou os avanços no município com o passar dos anos. “Mudou muito comparado ao que era anos atrás. O principal é o asfalto, antes era tudo estrada de chão”, cita. Segundo a empreendedora, por mais que Passo do Sobrado seja uma cidade pequena, ela gosta muito de viver no local.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido