“Encontrei a casa destruída”, conta um dos primeiros moradores a tentar retornar para a região de Vila Mariante

-

Ainda não é possível ter noção completa da destruição causada pela cheia do rio Taquari em Vila Mariante e diversas localidades próximas, mas o que já é possível enxergar com a baixa no nível do rio mostra destruição e um cenário desolador.

O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, inclusive, disse em entrevista à Terra FM 105.1 que praticamente se precisará voltar a década de 1940 em razão dos danos. O sentimento de tristeza pela destruição também é compartilhado por moradores que tentam retornar para casa.

Gilmárcio Lord é uma dessas pessoas. “Encontrei a casa toda destruída. A água levou as paredes e os móveis de dentro de casa, só conseguimos resgatar algumas coisas”, relatou, ainda perplexo com o que via. A empresa onde o mecânico de manutenção trabalha disponibilizou um caminhão para auxiliar no transporte dos objetos.

Lord é morador de Picada Mariante há sete anos. Ele se mudou de Sapucaia do Sul para Venâncio Aires após a morte do sogro, para auxiliar no cuidado da mãe da esposa. Agora, ele não tem mais como habitar a residência que ficava na localidade. “Não tem como voltar para casa. Ela quer desmoronar. Vou precisar desmanchar e construir toda de novo”, lamentou.

Lord e a família têm ficado na casa dos pais dele, em Linha Herval, no interior da Capital do Chimarrão. Sobre o futuro, ainda há muitas incertezas. “Não tem nem como pensar o que vai ser feito. Eu sinceramente não tenho mais vontade de morar aqui. Parece que é um cenário de guerra. É desolador, não tenho nem palavras direito para explicar.”

O apelo dele às autoridades é para que se mobilizem para enviar ajuda o mais rápido possível. “Graças a deus estamos vivos e a família está intacta. Bens materiais a gente trabalha e com o tempo conquista”, disse em entrevista à rádio Terra FM.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido