Para celebrar o Mês da Mulher e, ao mesmo tempo, relembrar o início da história do Clube de Leituras, que comemora 138 anos em 2025, a diretoria da entidade está organizando o 1º Encontro dos Grupos de Leitura de Venâncio Aires. O evento será realizado no dia 20 de março, uma quinta-feira, a partir das 19h30min, no Salão Piazito, localizado nos fundos do prédio do clube. Haverá um jantar, no valor de R$ 40, com vendas disponíveis até sábado, 15, na secretaria, na rua Júlio de Castilhos, número 464.
Conforme a responsável cultural e curadora do evento, Voní Eidt, antes da fundação do clube, os imigrantes alemães que residiam na Capital do Chimarrão trocavam livros entre si e, assim, formaram uma biblioteca, posteriormente nomeada Sociedade de Leituras. Além do resgate histórico e da lembrança da formação do espaço, o evento também será um momento para homenagear as mulheres, cuja data comemorativa foi celebrada no dia 8 deste mês. O encontro contará com a participação da jornalista e bibliotecária Mônica Cruz e com a contação de histórias ‘Mulheres e Livros’, conduzida por Potira.


Voní ressalta que as expectativas para a primeira edição do evento são positivas. Entre os grupos de leitura que marcarão presença estão Páginas Amigas, Confraria Eno-literária, Diretoria Literária e Grupo Guarda-Chuva, entre outros. “Estou muito feliz e animada. Para representar este momento, gosto da fala do neurocientista Michel Desmurget. Ele defende que a leitura é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social, além de ser essencial para a saúde mental das pessoas”, diz.
“Todas as pessoas que gostam de ler estão convidadas para participar. Nosso desejo é que se criem mais grupos de leitura, pois ler também faz muito bem para a saúde de cada um.”
VONÍ EIDT
Responsável cultural do Clube de Leituras