A cidade de Indaiatuba, São Paulo, sediou nos dias 1º e 2 de julho, o Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023. Nas disputas junto a pista Luís Cláudio Katayama, a equipe do Mocva, de Venâncio Aires, se fez presente com 14 pilotos. Entre os competidores que chegaram na bateria decisiva, Nathalie Cougo Ersen, na categoria Girls 13 anos, cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Davi Balus, que é de Estrela mas competiu pela equipe de Venâncio Aires, foi campeão nacional na Cruiser 17/24 anos.
A competição que foi uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), teve 50 categorias em disputa. Foram 130 baterias, 469 corridas, 44 semifinais e 35 finais.
“Foi um dos maiores brasileiros dos últimos anos. Uma competição de altíssimo nível. Alguns favoritos venceram mas também tivemos gratas surpresas no pódio. Ver e ter Venâncio Aires com uma competidora conquistando o vice-campeonato nacional é algo gratificante. É sinal que o trabalho de base está começando a dar resultados”, destaca João Francisco Rauber, o Bolacha, que é o Coordenador de BMX da Confederação Brasileira de Ciclismo. Na equipe de trabalho também se fizeram presentes em São Paulo, Cássio Rauber como árbitro adjunto e Abel Hammes foi responsável pelas planilhas e resultados.
Para viabilizar a participação dos pilotos do Mocva na competição em solo paulista, a equipe contou com o incentivo da Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Na disputa entre os Estados, São Paulo foi o primeiro colocado. O Rio Grande do Sul foi o segundo. Roraima, que foi uma grata surpresa, ficou em terceiro lugar.
As colocações finais da equipe Mocva:
- * – Davi Balus, campeão na Cruiser 17-24 e semifinalista na 17-24 aro 20;
- * – Nathalie Cougo Ernsen, vice-campeã Girls 13 anos;
- * – Helena Barcellos Fonseca, 4º lugar Girls 8 anos;
- * – Éder Martins, foi semifinalista na Men 30-39 anos;
- * – Pedro Silva, foi semifinalista Men 17-24 anos;
- * – Mariana Gregory da Rosa, 9º lugar Girls 9 anos;
- * – Kauã Gregory da Rosa, disputou a classificatória na Boys 13 anos;
- * – Guilherme Beier, disputou a classificatória na Boys 12 anos;
- * – Murilo Hinterholz, disputou a classificatória na Boys 14 anos;
- * – André Petry, disputou a classificatória na Boys 15 anos;
- * – Pedro Fernandes, disputou a classificatória na Men 17-24 anos;
- * – Mequias Santos, disputou a classificatória na Men 25-29;
- * – Samuel Fagundes, disputou a classificatória na Boys 12 anos;
- * – André Fonseca, disputou a classificatória na Cruiser 40-44 anos.