Alunos do Técnico em Agroindústria, como Felipe Friedrich, Ryan Beier Hendges e Sofia da Luz, passarão a utilizar com frequência o espaço maker. (Fotos: Débora Kist)
Alunos do Técnico em Agroindústria, como Felipe Friedrich, Ryan Beier Hendges e Sofia da Luz, passarão a utilizar com frequência o espaço maker. (Fotos: Débora Kist)

A Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, do bairro Bela Vista, completou 65 anos de uma história muito tradicional, com seu perfil agrícola, mas também de adequação a um ensino cada vez mais dinâmico e ligado às necessidades tecnológicas.

Um capítulo importante dessa evolução é o recém-inaugurado espaço maker (para o desenvolvimento de projetos). A reforma e parte dos móveis foram custeadas com recursos do Estado, já que a escola é piloto na implementação do Novo Ensino Médio. Quanto aos notebooks, TV de LED e condicionador de ar, também instalados no espaço, são parte dos itens que a escola vem recebendo desde 2021 (veja box).

“Em 2018, fomos escolhidos como piloto no Novo Ensino Médio, desde a gestão da professora Deise Hickmann, com formação e preparação pedagógica. Depois, com o diretor Arno Júnior, conseguimos tirar o sonho do papel, com a vinda dos equipamentos. Realmente é um momento histórico, porque partimos de uma escola agrícola e hoje trabalhamos o curso Técnico em Agroindústria aliado à tecnologia”, destacou a diretora Daiane Soda.

A tecnologia referenciada por Daiane pode ser vista, por exemplo, nas disciplinas de Cooperativismo, Gestão Ambiental e Rural, e nos estágios. Por isso que o espaço maker, inaugurado no último fim de semana, será importante.

“Nesse espaço, somado aos equipamentos cada vez mais tecnológicos, como o trator que recebemos, os alunos terão condições de se aprimorar cada vez mais. Tudo evoluiu muito na questão agrícola e, para os alunos, trabalhar com a tecnologia é muito mais atrativo”, afirmou o professor Paulinho Kaufmann.

Útil para todos

Entre os 14 alunos matriculados em 2022 no 1º ano do curso Técnico em Agroindústria (outros nove estão no 3º ano), que é integrado ao Ensino Médio, está Sofia da Luz, de 15 anos. “É um ensino cada vez mais conectado com a gente, porque a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Mas não só para o curso técnico, ter uma sala de aula com tudo isso é muito útil para todos os alunos da escola”, avaliou.

Sofia é moradora do bairro Cidade Nova e fez o Ensino Fundamental na Escola Cidade Nova. A mudança para a Wolfram Metzler ocorreu esse ano, justamente para fazer o Técnico em Agroindústria. Ela revela que ainda tem um ‘pontinha’ de dúvida sobre a profissão a seguir, mas a tendência é se tornar veterinária.

Equipamentos

Desde abril de 2021, a Wolfram vem recebendo dezenas de equipamentos. Eles foram garantidos pela Secretaria Estadual de Educação, através da Superintendência da Educação Profissional do Estado (SUEPRO).

A Wolfram Metzler e mais 27 instituições técnicas gaúchas dividiram R$ 30 milhões, após indicação da bancada gaúcha em Brasília. Só a escola de Venâncio foi contemplada com mais de R$ 1,4 milhão e ela mesma propôs ao Estado o que seria mais necessário.

Já chegaram, por exemplo, trator, caminhonete, batedeiras planetárias, refrigeradores, liquidificadores industriais, motosserras, uma estufa de 15×21, condicionadores de ar, notebooks, computadores e TVs de LED.

Ainda estão previstos, entre outros itens, centrífugas de mel, fogões industriais, freezers, gaiolas, roçadeira hidráulica, aquecedores para aves, carrinhos de mão e carreta agrícola.


No espaço maker também há uma TV de LED de 65 polegadas. São 15 aparelhos ao todo, instalados em cada sala de aula. (Créditos: Débora Kist)

Agropecuária

• A escola também mantém o desejo de implantar outro curso: o Técnico em Agropecuária, o qual, inicialmente, seria subsequente ao Ensino Médio. Conforme a diretora, o projeto segue sob análise da Secretaria Estadual de Educação.

• 536 é o número de alunos matriculados atualmente.

Aniversário de 65 anos

A Wolfram completou 65 anos dia 23 de março e, para marcar a data, um evento especial ocorreu no sábado, 26. Na presença de alunos e professores (atuais e anteriores), funcionários, pais e demais integrantes da comunidade escolar, houve uma solenidade com direito a bolo e o ‘parabéns’.

No evento, também esteve o responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, que elogiou a estrutura da escola. “Quando eu li o tema [Wolfram 65 anos: eu faço parte dessa história] e vindo aqui, mostra como essa comunidade escolar é integrada, como se coloca dentro da história. E é um momento muito emblemático, porque viemos de praticamente dois anos sem aula presencial, e ver alunos, professores, funcionários e famílias envolvidos dessa forma, é uma grande satisfação”, destacou Moura.

Alunos, professores, funcionários e familiares foram até a escola no sábado pela manhã para o ‘parabéns’. (Crédito: Débora Kist)

LEIA MAIS:

notícias educação Folha do Mate