Escola CAJ, de Venâncio, recebe destaque estadual em fluência leitora

-

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem (CAJ), de Venâncio Aires, obteve reconhecimento por parte do Governo do Estado no evento Destaques da Educação 2024 no quesito fluência leitora. Durante a cerimônia realizada em Porto Alegre, como explica a diretora da instituição, Cláudia Neumann, diferentes educandários receberam troféus pelos bons resultados obtidos em diversos segmentos.

O CAJ se destacou pelo índice de fluência leitora, que ultrapassou a marca de 70%. Realizaram o teste, através da aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) em 2023, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental.

“Este prêmio se deve ao comprometimento dos profissionais dos anos iniciais, apoio da equipe gestora e investimentos em materiais”, exalta Cláudia. Ela conta que a escola costuma incentivar a participação dos projetos voltados a leitura, como o Elefante Letrado, do Governo do Estado, e outras atividades que desenvolvam o gosto pelo ato de ler. Também representando a escola esteve a vice-diretora do turno da tarde, Marilda Alves Iansen.

“Esse destaque reforça o que a comunidade já conhece da escola CAJ. Uma instituição que acredita e é comprometida com a educação pública de qualidade.”

Cláudia Neumann

Diretora da Escola Estadual de
Ensino Médio Cônego Albino Juchem

Vice-diretora do turno da tarde do CAJ, Marilda Iansen, e a diretora Cláudia Neumann, representaram o educandário da Capital do Chimarrão (Foto: Arquivo pessoal)

A escola Cônego Albino Juchem foi a única instituição da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a ser premiada. Na região, além da representante venâncio-airense, apenas uma professora da sala de recursos de um colégio de Santa Cruz do Sul foi reconhecida.

Fluência leitora

Conforme a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, a avaliação da fluência leitora visa verificar a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos voltados à sua etapa escolar de forma fluida e no ritmo adequado. O aluno faz a leitura para um avaliador e tem o seu desempenho associado a um Perfil de Leitor. A gravação do teste é feito por um aplicativo do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) e, posteriormente, analisado por um professor.

São considerados três critérios para avaliação do desempenho: precisão (capacidade de ler corretamente as palavras escritas), velocidade ou automaticidade (realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades) e prosódia (uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta).



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido