A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) abriu na segunda-feira, 30 de setembro, o processo de inscrição para a turma de 2025. Os estudantes interessados em uma vaga na instituição, podem se inscrever, com sua família, presencialmente, até o dia 11 de dezembro.
O cadastro é feito em horário comercial, na secretaria da escola, localizada na Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4.016, em Linha Santa Cruz, interior de Santa Cruz do Sul. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (51) 98470-5685.
Com uma formação de técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, a Efasc é voltada preferencialmente para filhos e filhas de agricultores familiares do Vale do Rio Pardo e jovens vinculados ao campo. Para se inscrever é preciso ter Ensino Fundamental completo ou ser concluinte em 2024; morar e ter vínculo com o campo; e residir em um dos municípios da área de abrangência da escola.
Com a metodologia da Pedagogia da Alternância, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e na semana seguinte retornam para casa, onde realizam atividades de pesquisa e prática profissional orientada junto à sua família e comunidade. Assim, relacionam teoria e prática a partir de saberes e aprendizados complementares, oportunizados pela escola e pela família.
(Fonte: AI Efasc)
Sobre a Efasc:
• A Efasc é uma escola comunitária, mantida pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), que tem atualmente 32 parceiros institucionais, da esfera pública e privada, que ajudam a manter a escola.
• Os estudantes da instituição são naturais de 10 municípios da região: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo, Sinimbu, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão.