Na tarde de terça-feira, 8, alunos de 1º ao 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas, receberam atividades do projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’, da Folha do Mate e Terra FM. Foram 37 estudantes que participaram da programação.
Entre as atividades, os alunos tiveram um bate-papo explicativo com as servidoras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Venâncio Aires e multiplicadoras ambientais, Rosmeri Menzel e Marta Fagundes da Silva. Os assuntos abordados foram a preservação e uso consciente da água, o sistema de captação e tratamento da água de Venâncio Aires, a importância das matas ciliares para os rios, as nascentes e dicas para não desperdiçar a água.
Após os conhecimentos adquiridos, os alunos foram divididos em grupos e participaram um quiz – jogo de perguntas e prepostas – para testarem o que tinham aprendido, principalmente sobre conhecimentos gerais sobre a água e o arroio Castelhano, que é a principal fonte de água de Venâncio Aires.
A professora de 4º e 5º ano, Priscila Wagner Pereira, afirma que foi importante a realização das atividades com as turmas variadas e destaca que na escola também são desenvolvidos projetos ambientais. A diretora Júlia Helena Melz menciona que o educandário deve ser exemplo aos alunos e que estão estudando um projeto para captação de água da chuva. Ele deve ser colocado em prática em parceria com a equipe de automação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) campus Venâncio Aires.
Saiba mais
- A próxima escola a receber a ação será a Emef Cidade Nova.
- O projeto ‘Nascentes: nossa água, nosso futuro’ tem o apoio da Corsan, da Prefeitura de Venâncio Aires, da Câmara de Vereadores e das empresas CTA Continental Tobaccos Alliance, Frigorífico Kroth, Tabacos Marasca, VHM Vidros e China Brasil Tabacos.
- Mensalmente, são publicados cadernos especiais sobre o tema, sempre com uma página de jogos ou atividades pedagógicas que podem ser utilizadas em sala de aula.