A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands, no bairro Brands, aguarda boas notícias com relação à reforma de uma sala de aula que está interditada desde o ano passado e, também, sobre os problemas de goteiras no telhado. A Secretaria Municipal de Educação confirmou que está sendo aberto um processo licitatório para o conserto do forro desta sala e a troca de praticamente todo telhado da escola, por um modelo mais leve e moderno de telha.
Segundo o presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) do educandário, Willian de Oliveira, no ano passado foi constatado, em manutenção periódica, que esta sala, localizada nos fundos da escola, tem problemas no forro e, mesmo que um engenheiro civil da Secretaria de Educação tenha liberado o espaço, APM e direção decidiram interditar o local. “Constatamos que era algo que traz risco para as crianças. Elas foram remanejadas para outras salas até o final do ano letivo”, relembra.

Inicialmente, a expectativa eram por obras paliativas durante as férias escolares, o que não ocorreu. Agora, com a falta desta sala de aula, os alunos foram realocados na sala de informática. Contudo, como a escola também sofre com goteiras e a estrutura do telhado, que está cedendo, a Administração Municipal pretende realizar uma reforma mais completa.
Obras na Escola Otto Brands
O secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, afirma que há algum tempo a escola relatava goteiras e, com os últimos volumes de chuva, percebeu-se uma ondulação no forro de PVC desta sala. “Em vistoria do engenheiro civil da secretaria, verificou-se que devido ao modelo de construção, algumas madeiras estavam cedendo e por precaução isolou-se a sala”, acrescenta.
Leia também: Todas as salas de aula da rede municipal têm climatizadores, segundo Prefeitura
Também foi constatado que o tipo de telha utilizado no educandário é muito pesado e, por conta disso, será aberto processo licitatório para troca de praticamente todo o telhado da escola, por um modelo mais leve e moderno.