Escola Pedro Beno Bohn comemora o centenário

-

Na quinta-feira, 8, o dia foi mais especial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Pedro Beno Bohn, pois o educandário completou 100 anos. E para marcar a data, a escola e os alunos prepararam ações como danças, canções e bolo de aniversário para os convidados que prestigiaram o momento.

Dentre eles estavam o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura e a assessora pedagógica da 6ª CRE, Joice Gassen, além de contarem também com a participação de toda comunidade escolar, ex-diretores, ex-funcionários, a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola, Elisângela Friedrich e a presidente do Conselho Escolar, Sirlei Etges Friedrich , que representaram todas as famílias. “Celebramos os valores construídos ao longo deste tempo, ideais de uma sociedade e o compromisso que temos em construir um país melhor. Parabenizo a todos que fizeram e fazem parte desta linda história”, destaca a diretora Lara Henn.

Presidente Conselho Escolar, Sirlei Etges Friedrich; assessora pedagógica da 6ª CRE, Joice Gassen; presidente do CPM, Elisângela Friedrich; coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura; e a diretora Lara Henn. (Fotos: Divulgação)
Atual equipe da escola com ex-diretores. (Foto: Divulgação)

História

A trajetória da escola teve início em 8 de setembro 1922, quando o educandário começou em uma capela na localidade de Vila Arlindo, perto de onde a escola está localizada atualmente. “Hoje a capela já não existe mais e a comunidade sente muito por isso.”
Dentre as pessoas que marcaram a história da escola, a diretora atual destaca a trabalho de duas diretoras, a Norma Jaeger, que esteve a frete da escola do ano de 1974 até 1986, e de Vera Maria Hansel Konzen, que foi diretora de 2000 a 2003 e de 2015 a 2017. Lara conta que na época em que Norma foi a diretora a escola pertencia ainda a 3ª Delegacia de Educação de Estrela, o que hoje é a 6ª CRE, e durante trajetória da ex-diretora foram feitas muitas melhorias na escola. Quando Vera liderou o educandário, foi construído o ginásio e outros espaços físicos da escola foram melhorados. “Cuidavam da escola como se fosse a sua casa, e hoje ainda usufruímos de conquistas de anos passados”, afirma Lara, que é diretora desde novembro do ano passado, mas também já passou pelas funções de supervisora e vice-diretora.

Futuro

Detre os planos e projeções da escola, a diretora Lara evidencia o projeto ‘Lá onde eu moro, Vila Arlindo’ que está em execução desde o ano passado e deve continuar. No próximo mês, estão programadas atividades em que pais e antigos estudantes venham falar com os alunos sobre diferentes profissões, e também um passeio ciclístico até o Cerro do Baú deve ser feito. Um chá literário com os avós também é planejado, junto com uma exposição de objetos e materiais antigos, para unir o passado e o presente, pensando no futuro.

  • 106 é o número de estudantes da escola, que frequentam as turmas do 1º ao 9º ano. São também cinco funcionárias e onze professores no educandário, além da diretora Lara Henn, da supervisora Juliana Oswald e orientadora Ana Fontana.

Infraestrutura

Hoje, a escola conta com infraestrutura grande e completa, com biblioteca, laboratório de informática, sete salas de aula todas com televisão e internet, sala de arte, ginásio, refeitório, pátio e pracinha. O prédio da escola hoje é formado pela junção e ampliação de três prédios.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido