Escola Pedro Beno Bohn faz ação em alusão ao Setembro Amarelo

-

Na quinta-feira, 22, quem esteve pelo Centro de Venâncio Aires pode ter recebido um abraço especial e surpresa. Foram dos alunos das turmas de 5º ao 8º ano da Escola Professor Pedro Beno Bohn, de Vila Arlindo, interior do município, que organizaram a ação especial ‘Posso te dar um abraço?’ em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.

Os estudantes circularam e ofereceram abraços para as pessoas que encontravam, e além disso, distribuíram cartões com mensagens sobre a importância do diálogo na prevenção do suicídio. “Quem ouve, ajuda. Quem fala, pode se salvar”, constava no bilhete.

A atividade, com objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio, foi pensada juntamente com a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência no Ambiente Escolar (Cipave). E quem acompanhou os alunos foi a diretora Lara Maria de Azeredo Henn e a orientadora educacional Ana Fontana.

A orientadora Ana afirma que a receptividade e colaboração das pessoas foi de grande importância e aprendizagem para os alunos. “Algumas delas tiveram resistência e, outras não aceitaram o abraço, provocando uma reflexão e questionamentos à cerca das negativas. Os estudantes durante as abordagens explicavam também o motivo da ação e sobre o tema.” Agora, os estudantes participantes desta ação farão ainda um relato para compartilhar a experiência com os demais alunos do educandário.

Setembro Amarelo

Segundo artigo da orientadora Ana, a campanha foi inspirada na história de Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Ele tinha um carro amarelo e, no dia do seu velório, os pais e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e frases motivacionais para pessoas que pudessem estar enfrentando transtornos mentais e emocionais. As fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adotada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido