Seguem os preparativos para a 24ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que ocorre no Parque do Chimarrão, entre os dias 24 e 27 de agosto. Nesta semana, foi realizada uma programação especial para divulgar e, também, aproximar os estudantes da literatura que é produzida no município, bem como dar visibilidade aos escritores locais. Eles terão banca exclusiva para comercialização dos livros – espaço que existe desde 2021.
De acordo com o escritor e auxiliar de Cultura do Sesc Venâncio Aires, Vitor Augusto Vogt, cerca de 30 escritores já confirmaram presença e, baseado nos números do ano passado, a expectativa é movimentar ainda mais participantes no local. “Em torno de 400 livros foram comercializados em 2022 e estamos cada vez conseguindo mais visibilidade, então esperamos um aumento também para este ano”, destaca.
Para ele, este espaço é fundamental para fomentar a produção local, além de ser uma forma de aproximar os venâncio-airenses da literatura. “Estamos incentivando a leitura e estimulando a produção literária para quem ainda se sente inseguro de se considerar escritor”, comenta.
Esquenta
Durante a semana, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem tiveram a oportunidade de participar de palestras, exibição de documentário, oficinas e bate-papo nas atividades que integraram a ‘Pré-Feira do Livro’, desenvolvida pelo Sesc, Prefeitura de Venâncio Aires e Conselho Municipal de Cultura e Esporte.
As ações foram realizadas pelos escritores locais Vitor Augusto Vogt, Rosmeri Menzel, Gean Paulo Naue, Ana Júlia Riedel, Fernanda Cássia Landim e Dan Poletti, e tinham o objetivo de levar visibilidade para o que é produzido no município e incentivar a leitura e a produção literária dos adolescentes.
Foram desenvolvidas as palestras ‘Adaptações precisam ser fiéis à obra original?’, com Vitor Vogt, e ‘Poesia, poetas e cia’, com Ana Júlia Riedel e Rosmeri Menzel, além da exibição do documentário ‘Dores que Ecoam’ e do bate-papo ‘Literatura e escrita criativa’, com Fernanda Cássia Landim, Gean Paulo Naue e Dan Poletti.
Durante o bate-papo, os escritores fizeram ainda a doação de exemplares de suas obras para a biblioteca da escola. Os livros estarão disponíveis para aquisição e autógrafos na feira.
Saiba mais
• A 24ª Feira do Livro da Capital do Chimarrão terá como patrona a escritora Letícia Wierzchowski e como tema ‘Ler transforma’. Entre as principais obras da autora está o livro ‘A Casa das Sete Mulheres’, adaptado pela Rede Globo para uma série de 50 capítulos e que foi ao ar em 2003.
• Quem também marca presença no evento deste ano é o poeta e escritor Fabrício Carpinejar, com palestra e bate-papo com o público, no último dia da feira. A programação vai incluir ainda diversas outras atividades literárias e culturais, além da exposição e comercialização de livros.
• Integrando a Feira do Livro, no Parque do Chimarrão, acontece a 12ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que reúne trabalhos estudantis da rede municipal de educação, programada para os dias 24 e 25 de agosto.
*Com informações da AI Prefeitura