Especialistas dão dicas de como escolher o melhor repelente

-

Com as vacinas ofertadas apenas na rede privada e em valores pouco acessíveis, os repelentes se tornaram a forma mais comum na prevenção à picada do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – em Venâncio Aires. No entanto, a variedade sobre composição, marcas e outros detalhes pode deixar o consumidor confuso na hora de escolher o produto que oferecerá mais segurança e eficácia.

São dois modelos de repelentes considerados os principais pelos especialistas. O mais comum, chamado de DEET, e o composto com mais de 20% de Icaridina. “O DEET é um pouco mais tóxico. Além disso, a gente não usa ele em menores de 2 anos de idade. Ele tem uma duração média de quatro horas, o ideal é usar até três vezes ao dia. Já a Icaridina é menos tóxica, a gente recomenda ela para crianças. Pode ser usada a partir de 6 meses de idade sem problema nenhum. E ela tem uma duração um pouquinho maior, de até dez horas. Às vezes uma, duas aplicações no máximo por dia, já seria o suficiente”, explica a dermatologista Luiza Metzdorf.

A profissional também afirma que é muito importante as gestantes utilizarem repelentes, em especial os que têm acima de 20% de Icaridina na sua composição. Ela são consideradas um grupo de risco por conta da microcefalia que pode ser causada pelo Zika Vírus, proveniente da picada do Aedes aegypti.

“Do mesmo modo que a gente usa o protetor solar para se proteger dos raios ultravioletas e evitar o câncer, agora a gente tem que colocar no nosso kit de proteção, já de manhã cedo, o uso de repelentes”, completa o pediatra Vilson Francisco Gauer.

Dicas para o uso de repelentes

• Deve ser aplicado na pele limpa e seca, evitando mucosas, bocas, olhos e partes machucadas.

• Hidratantes e filtros solares devem ser aplicados antes, com antecedência de 10 a 15 minutos em relação à aplicação do repelente.

• Após passar o produto, é importante lavar as mãos para evitar contato com bocas e olhos.

• Não dormir com repelente aplicado no corpo. À noite, a recomendação é utilizar tela, mosquiteiro, repelente elétrico, ventilador ou ar-condicionado para espantar os mosquitos.



Juan Grings

Juan Grings

Repórter de geral na Folha do Mate e produtor na Rádio Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido