“Minha expectativa é de que ocorra tudo dentro da normalidade, com todos atuando de forma adequada, os candidatos fazendo a campanha eleitoral de uma forma ética e tranquila.” A afirmação é da juíza Cristina Junqueira, que estará à frente da Justiça Eleitoral de Venâncio Aires nas eleições municipais de 2024. No dia 6 de outubro, os eleitores irão às urnas para eleger prefeitos, vices e vereadores.
Esse será o primeiro pleito liderado pela magistrada na Capital do Chimarrão. Ela atua na Comarca local desde março de 2020, ano da última eleição municipal. Durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, nesta sexta-feira, 26, a juíza defendeu um pleito de respeito e igualdade. “A Justiça Eleitoral está ali presente para garantir um pleito com igualdade de armas, para que os candidatos possam trazer à população o seu plano de governo”, afirma.
Preparativos
Conforme Cristina, os preparativos para o pleito de outubro devem ser intensificados nos próximos meses. Neste momento, o foco do trabalho da Justiça Eleitoral é o período de alistamento e regularização da situação dos eleitores, cujo prazo encerra no dia 8 de maio (ver abaixo). Após esse prazo, as atenções se voltam para o período das convenções partidárias – de 20 de julho a 5 de agosto – , e o registro de candidaturas, que vai até o dia 15 de agosto. O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral. “Contamos com um quadro de servidores experiente e dedicado e tenho certeza que vai ocorrer tudo bem e nós vamos chegar lá no dia 6 de outubro, espera-se entre 19h30min, 20h, com toda totalização dos votos e já definidos os eleitos nos três municípios que compõe a 93ª Zona Eleitoral, que é Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão”, disse.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO
O combate à desinformação em tempos digitais, segundo a magistrada, é um dos principais desafios de um pleito na atualidade. “Em 2016, por exemplo, a campanha eleitoral era praticamente física, não se dava muito na internet. Hoje, tudo é muito rápido e demanda uma atuação rápida da Justiça Eleitoral”, observa. “Tenho pra mim que, hoje em dia, em razão desta celeridade com que as coisas acontecem, a impressão que a população tem é que a Justiça Eleitoral atua demais, mas está atuando como sempre atuou, para garantir um pleito com igualdade, com paridade de armas entre os candidatos, para que o cidadão tenha a possibilidade de chegar no dia 6 de outubro e depositar seu voto consciente”, completou.
“O voto é o exercício da cidadania. É um direito e um dever. É neste momento que o cidadão vai depositar na urna o seu voto para definir quem vai ser o seu administrador, quem vai administrar a sua cidade, que vai fazer crescer o seu município.”
CRISTINA JUNQUEIRA – Juíza eleitoral
Saiba mais
- O Cartório Eleitoral de Venâncio Aires terá horário especial na primeira semana de maio para atender os eleitores que precisam solicitar primeira via do título, fazer alterações de dados, solicitar transferência de seção ou de domicílio eleitoral e também regularizar pendências para votar no pleito municipal agendado para o dia 6 de outubro.
- O dia 8 de maio é a data de fechamento do cadastro eleitoral. Depois disso, o sistema de alistamento estará fechado e reabrirá somente em novembro.
- Habitualmente, o cartório funciona das 11h às 18h, de segunda a sexta-feira. Conforme o chefe da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, nos dias 6, 7 e 8 de maio, o atendimento ocorrerá das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.
- Além disso, na próxima quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, haverá plantão das 12h às 17h. O cartório, referência para eleitores de Venâncio, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, fica localizado na rua Voluntário da Pátria, 1.404.