*Com informações do Governo do RS
Após o Gabinete de Crise do Governo do Estado autorizar na quarta-feira, 24, que escolas públicas e privadas poderão ser mais um local de vacinação para as crianças, as equipes da saúde já se reuniram para planejar as ações. Crianças poderão ser vacinadas contra a Covid-19 e poliomielite nos educandários, sempre com a autorização dos pais ou responsáveis.
A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza, explica que as equipes tiveram uma reunião inicial e a proposta é realizar a primeira ação no dia 31 de agosto em uma escola de Venâncio, que ainda não foi definida. Após,a intenção é manter as vacinações em mais escolas e dias, que serão também definidas em parceria com a Secretaria de Educação.
O principal motivo para a ampliação dos pontos é a baixa cobertura vacinal de crianças, entre 5 e 11 anos, contra a covid-19. Conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), 68% desse público tomou a primeira dose e apenas 47%, a segunda.
Em relação à pólio, o reforço nos pontos de vacinação é necessário devido à campanha nacional de combate à doença, que está em vigor em todo o país até o dia 9 de setembro. Até o momento, 150 mil crianças receberam a tradicional gotinha, o que representa 27% do total das crianças de 1 a 4 anos.
São parceiros na ação do Estado, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Educação, Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e o Ministério Público do RS.